segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

pela nossa cozinha...

pequeno-almoço:

*iogurte grego+ mel+ aveia+ amoras+ maçã

*flocos de aveia. faço a olho. levo ao lume leite com pouco de manteiga, casca de limão e pau de canela. adiciono açúcar amarelo. deixo ferver e junto a aveia. mexo durante alguns minutos. cá em casa o Marcos é o adepto nº1. os flocos de aveia levam-me de volta à minha infância, a minha mãe fazia muito.

Gosto muito do cheiro e sabor do funcho. Fiquei com vontade de o usar esta semana nos sabores cá de casa, após ter visto um episódio de culinária desta senhora, que junta a comida e a poesia de uma forma que me agrada.

Esta massa de legumes foi bater a casa de uns amigos queridos. Cebola, alho, alho francês, cenoura, milho, funcho, pimento verde, courgette, cogumelos frescos, camarão, delícias do mar, salsa e alecrim, tudo bem cortadinho e cozinhado na wok com um pouco de azeite. Para acompanhar preparei uma salada de alface verde e roxa com folhas de coentros e agrião e compota de maçã caseira, feita com um pouco de canela.

Para a mesma casa também saiu bife de perú à samatra, mas vou guardar a receita para um outro dia.

O almoço foi douradinhos com puré de batata, cenoura e bróculos. Esta, para além da sopa, é mesmo a maneira mais fácil do Marcos comer legumes. Cozi três batatas pequenas, uma cenoura grande e um pouco de bróculos. Juntei um pouco de manteiga e passei tudo.


Para o lanche fizémos o famoso bolo da caneca, receita dada pelo amiguinho Lucas Miranda. É engraçado, pois cada um pode fazer o seu próprio bolo num instante!

aqui ficam os passos simples para serem feitos numa caneca.

*4 c. sopa farinha com fermento
*4 c. sopa açúcar
*mexer
*2 c. sopa chocolate em pó
*mexer
*1 ovo
*mexer
*3 c. sopa leite
*3 c. sopa óleo
*mexer muito bem
*levar ao microondas durante 3 minutos e desfrutar!
[sugestão: cobrir com chocolate quente ou natas frescas batidas. se tiver um morango vermelhinho no topo, melhor ainda!]
À noite tivémos a companhia dos amigos Rute e Ricardo e a sua prole. O jantar foi pizza caseira.



Para a sobremesa, para além dos morangos com açúcar, cujo o adepto nº1 é o Sammy, fiz a minha querida pavlova. Hum... coisa deliciosa! Na foto está inacabada, pois entretanto fiquei sem bateria na máquina e ela desapareceu antes que tivesse oportunidade de fotografá-la (i wonder why?). Finalizei-a colocando por cima natas batidas, amoras e morangos frescos.

[bater 6 claras de ovos em castelo. adicionar muito devagarinho, colher a colher, 300g de açúcar branco, sempre batendo até obter uma textura muito fofa e não sentir o açúcar ao provar. levar ao forno até ficar com um aspecto ligeiramente crocante por fora. mas atenção, não vale deixar queimar! deixar esfriar. bater as natas e cobrir a pavlova. por cima colocar a fruta que desejar, de preferência fresca em vez de congelada].

E há aqueles momentos que pedem realmente uma mousse de chocolate. Fi-la para a sis de uma forma especial, mas também a comemos ao jantar e eu fui a uma segunda volta quando todos já dormiam...
[derreter 200g de chocolate com 50g de manteiga sem sal em banho maria. separar as gemas e as claras de 6 ovos. juntar 6 colheres de açúcar branco às gemas e mexer muito bem. adicionar o chocolate às gemas e açúcar. bater as claras em castelo e envolver na mistura anterior. levar ao frigorífico].
Continuo a achar que há qualquer coisa de reconfortante numa mousse de chocolate...

3 comentários:

Kella disse...

Tudo com muito bom aspecto, sim senhora! Adorei o salteado de legumes.
Já a mousse, OMG! também fiz no passado fds, desta vez testando a receita da Bimby e saiu melhor que nunca!
Bjs

Rute Carla disse...

Na sua simplicidade, a mousse de chocolate é uma das minhas sobremesas de eleição desde miúda.

mfatima disse...

Eu prefiro a pavlova...faz crescer água na boca!!
Beijinhos
Fatima