quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

uma tarde de experiências

Lá fora chovia. Dentro de casa faziamos experiências divertidas com o livro "mini cientistas na cozinha" da editora Civilização.
A primeira aventura foi fazer construções com marshmallows e esparguete. Torres, tendas, pirâmides e cubos nasceram. Foi interessante ver o entusiasmo dos miúdos, o cuidado com que tentavam manter as construções de pé e o trabalho de equipa. Envolveram-se todos com afinco.





Uns com um afinco extra especial...
A segunda experiência foi com gelo. Colocámos um cubo de gelo em quatro superfícies distintas para descobrir o tempo que demorava a derreter em cada uma delas. A conclusão foi a seguinte: derreteu mais depressa
1.mármore
2.metal
3.cortiça
4.madeira
Depois de dias a comermos grelhados, arroz, torradas e canja, devido à forte virose que por cá passou, o jantar hoje trouxe uma frescura saborosa. Confesso que já tinha saudades de cozinhar com outros temperos para além do sal, de cheirar algo diferente na cozinha e sentir outros aromas e sabores. Acho que o sentimento era geral, pois todos se deliciaram com o jantar.
O cardápio foi peixe no forno com batatas assadas, cogumelos fescos e legumes + sumo de laranja natural.
*temperei o peixe com sal, alho em pó, pimenta branca e limão.
*as batatas, após cozerem 10 minutos, foram ao forno com azeite, temperadas com sal, pimenta preta, dentes de alho e alecrim.
*os cogumelos foram feitos num pouco de manteiga e azeite. juntei-lhes salsa, alho picado e sumo de limão.
*mistura de legumes mexicana.

Este desenho é uma réplica de um outro que o Jojó fez esta semana. Acho que também ele tem saudades da Primavera e de regar os canteiros com o regador. Amei! O Marcos, quando viu exclamou numa voz doce e genuína: "Bonito, Jojó! Foste tu?"
A novidade bonita de hoje é que o Jojó aprendeu a assobiar.
Sim, as pequenas coisas do dia a dia aquecem o meu coração.

Sem comentários: