segunda-feira, 17 de outubro de 2011

weekend pt.2

O Samuel trouxe um trabalho de casa recordando o Dia Mundial da Alimentação, que foi ontem. Tinha que ajudar a confecionar uma refeição saudável. Pensámos em possíveis ementas e pusémos mãos à obra. Sim, porque após preparar e saborear a refeição ainda teve que escrever as receitas e, por escolha dele, desenhar o prato.
Começámos pelo gelado de morango caseiro, usando morangos, iogurte natural e açúcar amarelo. Seria para a sobremesa do jantar, mas chamou por nós muito antes disso.

A escolha da ementa para o jantar foi: puré de batata com queijo gratinado no forno e caras de monstros. Pensámos que seria algo divertido de preparar. Confirmou-se.

Puré de batata: lavámos e descascámos as batatas. Cortámo-las em quadrados e colocámos ao lume numa panela com água fria. Quando começaram a ferver juntámos o sal. Enquanto as batatas coziam, cortámos uma beringela às rodelas e temperámos com um pouco de sal, pimenta preta moída e um fio de azeite. Levámos ao forno a alourar.
Escorremos as batatas cozidas e reduzimo-las a puré com a ajuda da varinha mágica [pode usar um passe-vite]. Juntámos um ovo batido, um pouco de noz moscada, de manteiga e de leite. Levámos ao lume alguns minutos, mexendo muito bem. Retirámos do lume e levámos ao forno com queijo ralado por cima durante aproximadamente 15 minutos.
Caras de monstros: temperámos os hambúrgueres de perú com sal, pimenta branca moída, alho moído e sumo de limão umas horas antes. Grelhámos e colocámo-los nos pratos por cima de rodelas de ananás. Fizémos as caras com ervilhas e brócolos cozidos em sal e temperados com azeite, cenouras cruas aos palitos, azeitonas pretas, pimento verde e a beringela assada.
Muito divertido e cada um pode fazer a sua cara como desejar e imaginar.
A acompanhar bebemos chá gelado caseiro e limonada.
A sobremesa foi uma bela espetada de fruta [pêssego, ameixa, uva, morango, diospiro, maçã, pera, manga e ananás].

2 comentários:

Anónimo disse...

yum yum! bom aspecto :-)
e oh p'ra ele todo orgulhoso de estar a ajudar :-)

Rute Carla disse...

estava mesmo satisfeito sis.