quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

{macarons}




Depois da chegada dos cupcakes a Portugal, já é possível encontrar os verdadeiros macarons parisenses em Lisboa, nos Armazéns do Chiado. A La Maison des Macarons produz macarons 100% artesanais e estão disponíveis numa grande variedade de sabores.
Ontem, o Timóteo chegou a casa com uma caixa deles. (sim, amor, fico a dever-te um banoffe...)
O macaron é uma especialidade francesa derivada do merengue, resultante de uma mistura de amêndoas, açúcar e claras de ovo. Entre bolinho e biscoito, o macaron é redondo, estaladiço no exterior, macio e flexível no interior.

Conta a história que o macaron foi inventado em Itália na Idade Média e trazido para França por Catherine de Médicis no século XVII, aquando do seu casamento com o futuro rei, Duque de Orleães. A receita rapidamente se expandiu por diversas regiões de França, adoptando cada uma a sua particularidade e segredo.
A origem do macaron parisiense tal como se apresenta hoje remonta ao final do século XIX: duas “conchas” coloridas ligadas por um recheio cremoso, invenção de um antepassado da prestigiada casa Ladurée.

O macaron é actualmente a grande tendência em França em matéria de pastelaria de luxo e os grandes chefes rivalizam em ideias para criar as suas mais diversas variantes.
Eu acho a invenção deliciosa e a ideia de criar novos sabores entusiasmante.
Mas do que é que estão à espera? Experimentem!

3 comentários:

zarah disse...

opá, opá. acho muito mal. também quero. afinal, quem é que tos deu a provar a 1ª vez?! ai, que dor :P
enjoy them well - slowly :)

tim, vê lá se dás a dica ao tiagão :P

Rute Carla disse...

bem, quanto ao "slowly" acho que já vai tarde...

Anónimo disse...

Mas no Chiado existe a J'adore Macarons e não La Maison des Macarons...