domingo, 12 de abril de 2015

pedaços de um sermão de domingo

Deus estava a preparar o povo de Israel para ser um povo de sacerdócio e não só um povo liberto. A história da libertação era uma história que ía além deles mesmos. O centro da história era o Deus que os libertava. O sacerdócio dos judeus é o que garante que eles são chamados a transmitir a história.
A lei deixa de ser um regulamento que esfria a emoção da aventura, mas passa a ser a orientação para a aventura. Na sua essência, a lei não vem limitar a liberdade. O seu carácter fundamental é celebrar a liberdade! A lei diz: "És livre!" Se recebemos a lei é sinal que somos livres. O povo era livre para obedecer. Por isso a lei não é limite, mas liberdade.
Na Bíblia a obediência não é algo que fazemos primeiro para obtermos algum resultado. É algo que fazemos porque os resultados já nos foram dados. Porque já tenho resultados, posso obedecer. Deus não abriu o mar Vermelho aos cumpridores da lei, Ele primeiro abriu o mar! A obediência é algo que fazemos porque Deus nos amou primeiro. Os mandamentos são a nossa liberdade, a nossa "declaração de independência".
Obedecemos porque amamos, porque somos livres.
Os mandamentos, a nossa liberdade, mudam o modo como nós vamos...
 

Sem comentários: