terça-feira, 22 de abril de 2014

conferência Fiel 2014

No início deste mês estivemos na Conferência Fiel. Foram dias abençoados, pela Palavra ouvida e comunhão entre irmãos na fé. Durante os próximos dias tentarei partilhar um pouco do que ouvimos ali, esperando que seja de bênção também para si.
 
 
1- Porque precisamos de pastores?
At. 20:32
 
O pastor é um guia que vigia o rebanho.
Quando os pastores são maus as ovelhas ficam com fome, são atacadas por inimigos e atacam-se a si mesmas. São infelizes porque não têm bons pastores.
O chamado do pastor é seguir o Bom Pastor, que nos faz deitar em verdes pastos.
 
O pastor deve alimentar o rebanho com toda a Palavra de Deus. Deve proteger as ovelhas dos lobos e ser um pacificador. Amar pessoas que são difíceis de amar. Combater Satanás e amar o irmão. Amá-lo até ele ser amável. O pastor precisa saber qual a saúde espiritual das suas ovelhas. Necessita de sabedoria para dar encorajamento e tratamento na medida certa, com firmeza.
 
As ovelhas deitam-se descansadas quando são bem alimentadas, quando sentem paz, unidade na igreja, quando se sentem seguras.
 
A igreja é uma família liderada pelo pastor e ele dará contas pelas almas das suas ovelhas.
 
2- O pastor deve ser um exemplo.
1 Tim. 3:1-7
 
As pessoas devem olhar para o pastor e ver o que significa viver para Jesus. A sua motivação deve ser a glória de Deus. A sua vida deve levar beleza ao Evangelho de Cristo.
 
3- Pregar a Palavra
2 Tim.4:1-5
 
O reino de Deus e a pregação da Palavra devem andar de mãos dadas.
Lembrar a beleza de Cristo, que Ele é totalmente desejável.
Olhar para a cruz, para o túmulo vazio e recordar a Sua volta e reinado.
Se o Evangelho é maravilhoso, precisamos pregá-lo de modo a que o povo queira vivê-lo.
 
2 Tim. 2:2- ensinar os mais jovens, para que também eles sejam guias e pastores fiéis.
 
4- Oração
 
Temos de dedicar-nos à oração, amar o lugar secreto. Se não estás com Deus frequentemente, terás pouco dele. Orar por cada ovelha, incessantemente. As estratégias são nada. Precisamos orar.
 
Gal. 4:19- desejar ver Cristo na vida das pessoas e sentir o peso de quando isso não acontece.
 
5- Amar o povo.
 
Não só partilhar o Evangelho, mas a nossa própria vida, porque as pessoas são queridas para nós. Entregamos a própria vida pelas ovelhas. A vida do apóstolo Paulo estava totalmente envolvida com a dos outros. Se o povo estava seguro no Senhor, Ele vivia!
 
Quando pregamos a Palavra, oranos e amamos estamos a levar as pessoas continuamente ao Bom Pastor, que supre as suas necessidades, O nosso alvo é conduzi-las sempre a Cristo!
 
6- O nosso chamado é "trouble"
2 Tim. 2:5
 
7- Reconhecer que não o conseguimos fazer
 
A nossa suficiência está em Deus. A chave para ser pastor é andar com Deus. Se andarmos com o Deus da sabedoria, seremos sábios. Se Ele é o nosso deleite, será a nossa força. E quando sentimos que o trabalho é adverso, o poder da Sua ressurreição nos dará vida. Vazios para sermos cheios do Espírito Santo! Corajosos no sofrimento devido Àquele que também sofreu e compreende.
 
Amar o lugar secreto onde temos comunhão com Deus. Se estivermos cheios do Espírito Santo, seremos homens santos, perfumados com a Sua presença e a Sua graça vai fluir na nossa vida e ministério. Ele irá capacitar-nos para tudo o que encontrarmos até ao dia em que o Bom Pastor virá
e receberemos uma coroa de glória.

Sem comentários: