1 Tes. 2
O pregador é a boca de Deus.
A força de Paulo, a sua credencial, não estava nele, no seu talento ou capacidade, mas em Cristo. A sua autoridade era delegada.
"aprovado"- testado e reconhecido como genuíno, após cuidadoso exame.
Paulo via-se a si mesmo como um servo de Deus, sabendo que havia sido chamado por Ele. As aptidões vêm até por nós por graça. Deus chama alguns para serem ministros. Há uma sensibilidade a essa chamada, sensibilidade essa que pesa no coração do homem e é uma evidência para os outros. O peso da salvação dos homens pende sobre os ombros de quem é chamado.
O pastor carrega no peito o estandarte da verdade!
A Paulo foi confiada a mensagem, o Evangelho.
O poder com que Deus criou todas as coisas é o mesmo poder que está na salvação daquele que crê.
Nada mais sublime, belo e poderoso há do que o Evangelho!
A mensagem do Evangelho tem Dono e conteúdo, não pode ser alterada ou moldada. O conteúdo da mensagem é inegociável. A essência não pode ser alterada, tal seria arrogância e tolice.
O pregador precisa chamar os homens à obediência. A mensagem não visa agradar nem glorificar homens, mas agradar e glorificar a Deus.
O Evangelho é como um leão que não pode ser domado. Ele age por si mesmo.
v12.- viver de modo digno diante de Deus.
Paulo era ousado, destemido, firme e preciso em tudo quanto dizia. Não se preocupava com o que os outros pensavam dele, não buscava o louvor dos homens, mas importava-lhe agradar a Deus. Era também bondoso, paciente e amável. [v.17]
Se a criança for alimentada conforme suas forças, será capaz de receber mais nutrição à medida que cresce. Mas se excedermos o que um bebé pode receber, as suas forças decrescerão, ao invés de aumentarem. [Agostinho, em "O Pastor Aprovado" de Richard Baxter]
O pastor alimenta e disciplina na medida certa. Envolve-se, não é um profissional. Trata com a autoridade e amor de um pai.
A palavra é a roupa da ideia.
admoestar- proferia um testemunho verdadeiro, honroso.
exortar- instruir, rogar, pedir, implorar, consolar, encorajar, compaixão genuína.
1 Pd.5:2-4- cuidar do rebanho sem ser dominador e ser um exemplo vivo para as ovelhas.
Um homem precisa ter um grande coração se conduz uma congregação. Quando um homem possui um grande coração, outros homens virão até ele como um navio a um ancoradouro, e sentem-se em paz quando ancoram sob o sotavento de sua amizade. Tal homem é cordial tanto em particular quanto em público; seu sangue não é frio e duvidoso, mas ele é tão caloroso quanto a própria lareira. [Spurgeon, em "Amado Timóteo" de Tom Ascol]
Fiel 2014
Fiel 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário