As tempestades da vida não anulam a bondade de Deus. Vemos a majestade dos montes quando nos encontramos nos vales.
Como são as tempestades da vida?
*inesperadas
os discípulos tinham deixado tudo para servir a Cristo. tinham passado o dia com Ele, a servir, no entanto, não foram poupados à tempestade.
*perigosas/ameaçadoras
por vezes abalam as estruturas da nossa vida, o nosso conforto ou refúgio.
*não podem ser administradas
os discípulos esforçavam-se para contornar o temporal e a fúria dos ventos, mas nada puderam fazer. o problema era maior do que a sua capacidade. há problemas que trazem ondas gigantes, grandes demais para serem enfrentados na nossa própria força. precisamos saber que apesar de não termos controlo, Deus o tem! precisamos depender dEle. os discípulos conheciam bem aquele mar, no entanto, estavam em apuros. o que parecia ser admninistrável tornou-se incontrolável. as maiores tempestades vêm muitas vezes dos lugares onde nos sentiamos mais seguros.
[ex: rei Josafá decretou jejum, reconhecendo que por ele não obteria a vitória sobre o inimigo.]
Como conciliar a tempestade e a obediência a Cristo?
os discúpilos estavam a fazer a vontade de Deus, mas mesmo assim encontraram-se no meio da tempestade. há momentos em que sofremos não por estarmos em rebeldia, mas sim por andarmos no caminho estreito, na luz. ser cristão não é viver isento dos temporais, numa estufa. a tempestade ajudou os discípulos a entenderem que podiam confiar em Cristo.
Como conciliar a tempestade com o sono de Jesus?
Deus não dorme nem dormita, Ele mantém-se atento e agirá no Seu tempo. com Ele não há tarde demais!
As grandes perguntas feitas nas tempestades da vida
1. "Mestre, não Te importa que pereçamos?" [v. 38]
este grito evidencia o medo gerado pela tempestade. às vezes parece mais fácil gritar do que descansar em Deus. o mar revoltoso fez nascer o medo, porém, apesar do medo, eles apelaram para Jesus salvá-los. uma pequena fé brotou! quando os nosso recursos e forças se esgotam, precisamos clamar. Ele é o Deus dos impossíveis! mesmo descansando, Deus sabia o que se passava. Eles duvidaram do poder e cuidado de Deus para com eles. Deus trabalha para aqueles que nEle esperam.
2. "porque sois tão tímidos? ainda não tendes fé?" [v. 40]
Onde o medo prevalece, a verdadeira fé desaparece. os discípulos deveriam agir com plena confiança em Jesus.
3. "Passemos para a outra margem." [v. 35]
o destino não era o naufrágio. o céu e a terra podem passar, mas a Sua Palavra não passará e sempre será cumprida, jamais falhará. Deus não promete ausência de lutas, mas sim tornar novas todas as coisas.
Sl 23:4
não precisamos ter medo porque Ele está conosco, a Sua presença é certa e ampara, mesmo quando atravessamos a maior luta.
Is. 43:1-2
quando passarmos pelas águas as ondas não nos afogarão e as chamas não nos queimarão.
O Rei do céu e da terra, o Criador do vento e do mar está conosco! As tempestades podem testar a nossa capacidade e força até ao limite, mas Cristo é o nosso guia e protector. Mesmo que tenhas chegado a um estado de esgotamento completo, lembra-te: Jesus continua no controlo!
Ele conheceu-nos antes da fundação do mundo. Somos propriedade Sua, Ele cuida!
As tempestades faziam parte do treinamento dos discípulos. Jesus dormiu porque descansava no poder e cuidado do Pai e porque sabia que aquele acontecimento seria pedagógico para aqueles homens. As tempestades podem abalar-nos, mas nunca abalam o Mestre.
[Marta pensou que Jesus chegara tarde para ajudar seu irmão Lázaro, mas Ele disse-lhe: "se credes verás a glória de Deus."
Por vezes a tempestade mais perigosa é a do medo e incredualidade dos nossos corações.
4. "Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?" [v. 41]
Jesus era perfeitamente homem. Ele dormia. o Verbo se fez carne, foi envolvido em panos numa humilde manjedoura. mas era também perfeitamente Deus. nunca pecou e tinha todo o poder. o mar e o vento acalmaram-se ao som da Sua voz, obedeceram.
A tempestade faz parte do curriculum de Deus para nós. Aprendemos mais com elas do que com as bonanças da vida.
A quem estás a temer? A Deus ou às circuntâncias?
Com Jesus no barco tudo vai muito bem.
[Pr. Samuel Trancoso]