quinta-feira, 10 de março de 2011

de volta!

Gosto dos fins-de-semana prolongados pelas alternativas e novidades que podem proporcionar. A vida fica como que suspensa durante uns dias. Horas que se agarram com um prazer e entusiasmo diferente. Cá por casa foi assim, apesar da enxaqueca que só me largou definitivamente no feriado. Vou partilhar um pouco desses dias nos próximos posts. Então comecemos.

No sábado os filhotes foram passar o dia com os primos e avós paternos. Tivémos assim um dia a dois, mais calmo. E, se por um lado não sei bem o que fazer às mãos e aos olhos quando ando na rua sem miúdos, por outro, sabe bem andar entre a multidão de forma mais descontraída, sem receio de perder ninguém pelo caminho. A ideia era perdermo-nos numa certa aldeia alentejana, que já há algum tempo desejo visitar e fotografar, mas aqueles sintomas tramados da alergia e gripe pediram algum resguardo da temperatura fria que se fazia sentir lá fora. Assim sendo, passámos o dia entre bebidas quentes, cookies de framboesa, conversa sem pressas, cinema e leitura. Ainda tive oportunidade de me perder no meio de uns tantos livros infantis. Daqueles que apetece devorar devagarinho, saboreando cada palavra e sonhando com as ilustrações. Trouxe comigo uma lista simpática de uns tantos que gostaria de adquirir. Preparados? Aqui vamos nós.

*A Menina de Papel da editora trinta por uma linha.

A menina de papel decide deixar a sua casa, uma caixa de cartão e partir à aventura para conhecer o mundo. Durante a sua viagem conhece Alice, uma avó. O livro fala-nos da importância de ter uma avó, de forma espirituosa e repleta de significado. As rugas "são presentes que recebemos por cada coisa que aprendemos". Liga a importância de afectos e memórias de uma forma bonita e ternurenta. Fez aumentar ainda mais as saudades que tenho da minha avó Guida.

"Ser avó é ter um rosto transparente e um colo transbordante de afectos esvoaçantes... o gosto pelas memórias, a lembrança calma das histórias, o riso cúmplice das brincadeiras, os abraços de ternura com cheiro a lúcia-lima..."

Espreitem mais ilustrações da Anabela Dias. Apetecíveis!

*Siga a Seta [uma aventura só para corajosos no espaço entre setas] da editora planeta tangerina.

Uma cidade repleta de setas, indicações e sentidos obrigatórios e um rapaz que vive os seus dias entre toda esta sinalização nunca pensando sequer desviar-se do seu rumo. Certo dia uma ideia revolucionária invade-lhe o pensamento e fá-lo aventurar-se por caminhos fora e para lá das setas. Um livro para todos aqueles que gostam de aventurar-se sem medo de se perderem.

As fantásticas ilustrações são de Andrés Sandoval. Pode acompanhar os bastidores e a evolução delas no seu atelier paulista, aqui.

*O Coração e a Garrafa da editora orfeu mini de Oliver Jeffers.

Fala-nos de uma menina fascinada com o mundo à sua volta, viva de curiosidade. Porém, algo acontece marcando-a tão profundamente que resolve guardar o seu coração num lugar seguro. Mas nada foi igual desde então. Até ao dia em que vai buscar novamente o que tinha tão bem guardado. Porque o coração é frágil, mas é impossível salvá-lo de todas as perdas e desilusões.

*Dançar nas Nuvens da editora kalandraka.

Conta a história de uma menina que sonhava dançar nas nuvens e que começa a ver a sua aldeia crescer com a chegada de novos habitantes que constroem as suas casas e trazem consigo costumes, músicas e aromas diferentes, enriquecendo a vida da menina e da sua aldeia. Novos horizontes são descobertos e uma vida em comunidade tem início. Com ilustrações luminosas e coloridas, é um livro cheio de vida que nos leva a concluir que estar sozinho nem sempre é agradável.

E a esta lista junto ainda estes:

*No País das Letras das edições afrontamento.

*Meu Amor das edições bags of books.

*Eu Espero, da bruaá editora.

*Um Mundo de Mamãs.

Espero que desfrutem da leitura tanto ou mais do que eu. Estou desejosa de partilhá-los com os filhotes.

5 comentários:

Anónimo disse...

lovely list :-)
só conhecia 2 ou 3.
oh, beatrice alemagna!

Rute Carla disse...

tb já tinha estado com alguns deles na mão.
todos lindos, lindos!!!

Rute Carla disse...

e sim, vimos "O coração e a garrafa" pela 1ª vez na feira do livro. delicioso!

by shana .. disse...

ahh, há imenso tempo que andava à procura deste último "um mundo de mamãs " e nunca encontrava nas livrarias.. beijinho

Rute Carla disse...

Shana, "Um mundo de mamãs" estava em promoção na Fnac no sábado passado, a 8 euros.
(hoje vou comer chilli ao almoço. hehe!)