quarta-feira, 20 de outubro de 2010

{bolo de laranja com creme de queijo}

Esta não era a receita que tinha previsto fazer inicialmente, mas na falta de um ingrediente importante e também na falta de tempo, porque os dias com as crianças são sempre imprevisíveis, optei por esta receita, super simples, mas muito saborosa.
A massa foi suficiente para fazer um bolo redondo e mini bolinhos, estilo cupcakes. Os "cupcakes" serviram para os miúdos levarem para o lanche da escola e são igualmente óptimos sem a cobertura.



receita:
*2 laranjas pequenas ou 1 grande
*4 ovos
*1 caneca de óleo
*2 canecas de açucar
*2 canecas de farinha
*1 colher de chá de fermento
Colocar as laranjas inteiras (cortadas em quatro, sem as pontas mas com casca), os ovos, o óleo e o açucar no liquidificador. Juntar a farinha e o fermento num recipiente. Depois da mistura do liquidificador estar toda desfeita e bem misturada, juntar à farinha. E já está! É só untar a forma, colocar a massa dentro e levar ao forno!
Pode cobrir o bolo com creme de queijo, juntando queijo original philadélfia com açucar em pó e mexendo muito bem.
É daquelas receitas em que apetece comer a massa toda à colherada de tão saborosa e fofa que é. Mas depois não haveria bolo para desfrutar, por isso há que manter a calma e aguardar pacientemente.
O cheiro a bolo de laranja no forno recorda-me a minha avó Guida. Foi ela que me deu a minha primeira receita de bolo de laranja, a mesma que costumava fazer nos bazares da igreja.
É daqueles que me adoça a alma.

Um dia doce para todos!

5 comentários:

Tulipa disse...

Eu faço um bolo de cenoura do mesmo género, no liquidificador, é super rápido e também fica óptimo.
Tenho de experimentar esta :)

Beijocas

Rute Carla disse...

Experimeta Edite, é muito bom, com um intenso sabor a laranja. A cobertura doce faz um bom contraste com um bolo mais ácido.

beijinho.

Carmo disse...

Olá Rute,
Sou uma leitora assídua do teu blog!
O bolo tem um are delicioso, gostava só de saber qual a quantidade de açucar em pó que juntas-te ao queijo?

Obrigada e beijinhos,
Carmo

Rute Carla disse...

Olá Carmo!
Eu faço a mistura a olho e vou provando. Mas para um pacote de queijo é mais ou menos 2 canecas e meia de açucar em pó. Pode ainda juntar meia caneca de manteiga e 1 colher e meia de aroma de baunilha. Mas apenas o queijo e o açucar é óptimo!
Um beijinho.

Carmo disse...

Olá Rute,
Muito obrigada pelas dicas!
Depois divulgo se ficou com o mesmo aspecto (delicioso) ou não!
Beijinhos,
Carmo