segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
{this moment}
uma foto sem palavras, capturando um momento da semana. um simples, especial e extraordinário momento, que desejo colocar em "pause", saborear e recordar.
[ideia original de Amanda Soule]
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
no ritmo certo...
"Eu estava a comer esparguete com esparregado na cozinha."
Foram estas as primeiras palavras do Marcos esta manhã, ao entrar na cozinha, onde eu bebia a minha primeira chávena de chá quente.
Gosto quando partilham os sonhos deles comigo, como se de coisas extraordinárias se tratassem. E não são? Todos eles. Os que embalam de noite e os que nascem de olhos abertos. Pequenos e grandes. Todos eles têm o tamanho certo e eu delicio-me a ouvi-los.
Jojó: Sonhei que estava dar comida aos cães e eles falavam comigo.- informou ao acordar. -Mas era com a mesma voz que a nossa!- acrescentou com os olhos bem abertos.
O Marcos ensina-me a abrandar o ritmo todos os dias e derruba qualquer indisposição com as suas brincadeiras e ar gozão. [acho que puxou ao brincalhão do tio Samuel...]
As arrumações planeadas sofreram um abrandamento significativo. Ossos do ofício, diria eu. Parei para procurar um olho que faltava num certo jogo [era chato o menino ficar zarolho!], dar um chuto importante numa bola [porque ele tinha umas chuteiras especiais calçadas], admirar um puzzle acabado, ler uma história pela... hum... tenho a certeza que já a contei mais 30 vezes, ouvir as aventuras dos Smurfs numas mãos pequeninas ou simplesmente por ser chamada para ver como o Flippy estava a dormir tapando os olhos com uma das patas. Ah... e para abraçar, claro.
A balbúrdia cá por casa ainda permanece, mas valeu a pena abrandar. Amanhã é outro dia.
[pesto para dois]
Classic Pesto from Kinfolk on Vimeo.
Depois dos meninos estarem a dormir, eu e o Tim tivémos um jantar tardio a dois, tranquilo, ao som de jazz. E não é que ele gostou de comer pesto? Há coisas extraordinárias!
Simplesmente delicioso...
[dad, obrigada pelos pinhões]
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Nazaré
Há uns dias atrás estivémos na terra da maior onda do mundo. Nazaré. Pacatamente, com as suas lendas, à beira mar instalada. Gostei especialmente de estar na praia... de olhar a cidade e as suas personagens, de ver o pôr-do-sol... de beber algo quente combatendo o frio... da companhia...
gelado de banana
Na sexta-feira à tarde o Jójo teve a ideia de fazer gelado de banana, como tinha visto num desenho animado. "É só cortar 1 banana, juntar água e por um palito daqueles dos gelados...", dizia ele. A sua vontade e entusiasmo em experimentar era tanta que tivémos que partir à aventura.
Bem, juntámos mais do que uma banana e lá o convenci a juntarmos leite em vez de água. Também acrescentámos um pouco de açúcar amarelo. O mais engraçado foi o seu empenho em cada etapa. Cortar as bananas [melhor, ver...], triturará-las, juntar o leite, juntar o açúcar, triturar novamente, provar [ah... adorou esta parte!], deitar o conteúdo nas formas, colocar os palitos e levar ao congelador. Já está! Depois foi esperar [o que não é assim tão fácil]. Tivémos gelado de banana saboroso e saudável no fim-de-semana.
Etiquetas:
family life,
gelado de banana,
Jojó,
receitas
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
{this moment}
uma foto sem palavras, capturando um momento da semana. um simples, especial e extraordinário momento, que desejo colocar em "pause", saborear e recordar.
ideia original de Amanda Soule
na cozinha...
Nada como juntar, amassar, bater, mexer, provar e ver algo nascer. É também para mim uma terapia.
Esta tarde tive comigo na cozinha dois ajudantes entusiasmados para fazer este bolo de tangerina. A receita que usámos foi esta. É um bolo pouco doce e com uma calda que o torna húmido e delicioso. A minha parte preferida foi a hora em que o bolo saiu do forno. A cara do Marcos dizia algo como: Ena! Magia!
E como as tangerinas têm abundado cá por casa... sumo de tangerina com hortelã.
Para o jantar fiz frango assado com queijo, romã e espinafres, uma receita adaptada do livro "Dias Felizes com Jamie Oliver".
receita original:
Corte um frango ou galinha, separando todas as partes. Numa pequena tigela prepare uma mistura com 100g de queijo ricotta e uma mão cheia de folhas de tomilho fresco picado. Tempere ligeiramente com sal e pimenta preta moída na hora. Usando os dedos, afaste suavemente a pele do frango e com a ajuda de colher de chá insira a mistura de ricotta nestas bolsas. Pré-aqueça o forno a 220º. Tempere o frango com sal e pimenta. Deite um fio de azeite numa panela que possa ir ao forno e salteie o frango durante 5 minutos até ficar estaladiço. Coloque a panela no forno com a pela virada para cima. Acrescente uma grande noz de manteiga, 1/2 copo de vinho branco e um dente de alho finamente cortado. Leve a assar durante 25 minutos. Junte os bagos de uma romã e asse mais 5 minutos, altura em que a carne já deve estar cozinhada e a pele estaladiça. Tire a panela do forno e volte a levar ao lume do fogão. Junte 2 mãos cheias de espinafres bem lavados e deixe-os amolecer. Rectifique os temperos. Sirva com batata cozida.
Desejo-vos horas doces e relaxantes à mesa.
[encontros]
Quem disse que nós não moramos no campo?! Cruzo-me com estas duas espécies diariamente. Volta e meia também passa por mim um burro, um cavalo ou alguns patos... mas é mais raro.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
[Óbidos pt.3]
Entre as muralhas, pisando a pedra da calçada, lembrámos os tempos de conquista e bravura. História do nosso Portugal.
Subscrever:
Mensagens (Atom)