segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

domingo, 30 de janeiro de 2011

um pouco de ontem...





[final de tarde com amigos e o afilhado Simão, que neste momento está a acampar ao lado do Sammy e do Jojó]

arranjei hoje um pouco do delicioso trabalho da Márcia Santos. uma favorita aqui. não deixem também de ouvir esta, esta e ainda esta com o Samuel Úria. fascinou-me a poesia que dança nas suas letras e o seu jeito simples.

sábado, 29 de janeiro de 2011

{exercício matinal}

Sabem aqueles dias em que sonhamos com uma manhã de sábado tranquila e pachorrenta? Pois bem, foi o que não aconteceu por cá hoje. A casa acordou calmamente e assim se manteve por alguns minutos, depois... a corrida começou! Timóteo vs Sammy, Jojó e Marquitos. Passos rápidos, saltos, gargalhadas, gritos e afins. Um pouco de tudo. Cada um exercita-se como pode! Monotonia é palavra desconhecida por aqui.


Quem parece não ter dado por nada foi o Flippy, que durante toda a agitação manteve-se sereno, de olhos fechados, muito bem aconhegado na cama do Sammy, na sua soneca costumeira.

por aqui e por ali...

quero experimentar fazer isto.

estas fotos e mais estas.

este vídeo em stop motion.

um reality show muito especial, no qual apetece participar. encontrado pela sis aqui.

esta música que alguém ouviu e se lembrou de mim. amei!

este hotel na Suécia. e este no Canadá.

o táxi ecológico do futuro?

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

{momentos deliciosos}

Encontrei esta receita de biscoitos de laranja esta semana, em casa da minha mãe. Fi-los para a hora do lanche. Pouco doces, mas delicosos. A segunda fornada saiu melhor, deixei menos tempo do forno e ficaram bem mais fofinhos. Têm feito companhia à minha caneca de chá pela madrugada dentro.

ingredientes:

-250 g de açúcar
-8 ovos
-450 g de farinha com fermento
-1dl de azeite
-sumo de 2 laranjas e raspa de 1
-75 g de casca de laranja (aproveitei as laranjas e fiz sumo natural)


preparação:

*pré-aqueça o forno.
*unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe com farinha.
*numa tigela bata o açúcar com as gemas.
*adicione o azeite, o sumo e a raspa da laranja.
*misture a farinha aos poucos e vá batento com a batedeira na velocidade média.
*envolva bem a casca de laranja na mistura
*faça montinhos sobre o tabuleiro e leva ao forno mais ou menos 25 minutos, na temperatura mínima.

A maravilha que se segue deu-me um verdadeiro gozo fazer. Pavlova! Eu não queria, mas após ter feito os biscoitos, fiquei com claras de 8 ovos! Que fazer? Uma pavlova, pois está claro! Ou melhor duas! Uma grande e uma mini.


[não tenho foto da mini pavlova, mas cobri-a com amoras]


ingredientes:

-6 claras de ovos
-300 g de açúcar branco
-1 pacote de natas (melhor 2)
-framboesas


preparação:

*bata as claras em castelo
*adicione o açúcar aos poucos, nunca parando de bater (bata muito, muito bem. demora, mas compensa)
*leve ao forno
*deixe arrefecer
*cubra com natas batidas e framboesas
[obrigatório saborear muito calmamente]

Delicie-se!!!

{batatas à mesa}

Queria muito experimentar as apetitosas e crocantes batatas assadas do Jamie Oliver. Foi ontem ao jantar. Acompanhei com carne assada, temperada com sal, pimenta, alho e sumo de limão (só não coloquei especiarias porque os miúdos não apreciam), arroz basmático (não me canso de cheirar e saboreá-lo), legumes e esparregado.
receita:

*pré-aqueça o forno.
*lave as batatas com água morna, descasque e corte-as. lave-as novamente, desta vez com água fria.
*coloque uma panela de água fria ao lume com as batatas, deixe-as ferver e coza durante 10 minutos.
*retire do lume e escorra a água com um passador.
*coloque manteiga no fundo de um tabuleiro e deite as batatas, espalhando e temperando-as com sal e pimenta preta (na falta da preta, usei branca)
*deixe 30 minutos no forno.
*entretanto prepare a seguinte mistura: salva, alguns dentes de alho inteiros e casca de uma clementina. regue com azeite e misture muito bem.
*retire as batatas do forno e cobra-as com a mistura.
*leve novamente ao forno (30 minutos ou mais tempo. cá em casa foi mais...)

(pode substituir a manteiga por azeite. nesse caso, use alecrim em vez de salva e talvez queira esquecer a celmentina.)

Tarteletes de batata. Não fazia há anos!
receita:
*lave 1 kg de batatas com um jacto de água morna. descasque-as, lave com água fria e rale-as muito finas.
*bata 2 ovos e misture com 3 colheres de sopa bem cheias de farinha e 1 colher de chá de sal. adicione às batatas raladas e misture bem.
*numa frigideira com um pouco de manteiga vá deitando molhos da mistura, achatando bem com uma escumadeira. deixe fritar de ambos os lados.
*devem ser servidas quentes. pode ligar o forno e mantê-las lá dentro conforme as vai fazendo ou tapá-las com folha de alumínio.
(acompanhámos com empadas de frango, salada de alface, agrião e queijo ralado, tomate e uvas rubi]

Porque uma refeição com a família reunida deve ser uma festa.

Bom apetite!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

{special moment}

O Jojó chegou da escola e, como sempre, o mano Marcos fez uma grande festa e abriu um sorriso grande. As brincadeiras entre dois são agora ainda mais constantes e a cumplicidade cresce a olhos vistos.
O mais velho mostrou a mão onde tinha escrito a caneta o seu nome. O Marcos achou graça e como está na fase de imitar o mano em tudo e mais alguma coisa, toca de correr até à sala e de escrever também na sua mãozinha. Regressa à cozinha, a correr mais uma vez, e mostra a mão satisfeito. O Jojó pede para eu lhes tirar uma fotografia e eu, que aproveito qualquer ocasião para fazer um "click" com o dedo, assim fiz.Após a primeira foto o Jojó vira a mão para eu ver do outro lado, onde também tinha escrito. O Marcos faz o mesmo...
...mas constata que a coisa não está bem igual...

Corre novamente à sala para escrever na palma da mão e regressa visivelmente satisfeito. E a foto é tirada. Mais uma...
... e mais outra...
O dia a dia é repleto de pequenas coisas queridas que um dia me farão concerteza sorrir com saudade. As coisas simples que apetece partilhar e guardar para sempre. Que nos abraçam amorosamente.
Sei que a semana ainda não terminou, mas arrisco dizer que este é o meu momento favorito. Fotografei-o por acaso e ainda bem.

{descobertas antigas}

Este cavalo de madeira foi encontrado no sotão da minha cunhada Ana. Agora, para felicidade de todos, mora cá em casa.

E por falar em coisas antigas, descobri a loja "A vida portuguesa!", repleta de produtos de antigamente. Estou desejosa de conhece-la ao vivo. (obrigada, Nessa)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

{pausas doces}

*cupcakes e cookie de chocolate da Bake my Day. a cookie era simplesmente deliciosa! um dos cupcakes, de canela e noz com cobertura de queijo também. os outros dois, confesso que foram uma desilusão.

*chá e scone com doce na Quaz`arte. sempre um momento saboroso e relaxante.
*pavlova. bem, uma espécie de... o Tim bem que nos avisou que cheirava a queimado!
*bombocas. serei sempre uma fã. estas foram trazidas pelo tiagão e pela sis no domingo. lembro-me como se fosse hoje quando a minha mãe chegava a casa com uma caixa delas pela altura do Natal. e também tenho bem viva na mente os seus anúncios televisivos. lembram-se deste? então e deste?
gulosa? quem? eu?!?

domingo, 23 de janeiro de 2011

O desafio em conjunto com a sis começa amanhã e poderão acompanhá-lo aqui.
Estaremos à vossa espera!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

{de molho}

Muitas das horas de hoje foram passadas no sofá. Razão? Uma daquelas gripes que ameaça num dia e atira à cama no outro. Como na cama não pude ficar, rendi-me ao sofá da sala. O filhote mais novo fez-me companhia sossegadamente, como que entendendo que a cabeça da mãe não podia mexer muito depressa. Li mais hoje que em toda a semana. Esta foi a parte boa da questão. E não fosse a dificuldade em respirar, as dores no corpo e a febre que vai e vem, até dizia que foi um bom dia.

Andei a viajar e divagar longe com "Planisfério pessoal" e aterrei na realidade de "Fruit that will last". Sou tentada a transcrever para aqui algumas das frases que me marcaram, mas vou resistir.

[livros dados pela sis e Tiagão]
As leituras para o Marquinhos também estiveram em grande. "Ferozes animais selvagens" foi o eleito vezes sem conta. Na verdade, acho que já poderia escrever o texto de cor. Sosseguem, não o vou fazer. Fui salva pela chegada do Jojó, que se contentou com apenas mais uma leitura do dito livro e foi escolher outro. (atenção, recomendo o livro!)

O tempo passado no espaço ciber-náutico foi curto esta semana, apenas o necessário. E para mim o necessário foi ir à minha caixa de email responder a uns quantos, enviar algumas mensagens, dar uma vista de olhos em alguns blogs amigos e escrever um pouco no meu. Ou seja, a palavra "necessário" foi um pouco alargada.

Bem, isto para dizer que o post semanal "por aqui e por ali", caso alguém estivesse desejoso de o ver, não vai acontecer esta semana.
De qualquer forma, deixo uma descoberta que fiz ao ler o livro do Gonçalo Cadilhe. "Building New Hope", uma organização na América Central por onde o autor passou, presenciando a forma como ajudam crianças e adolescentes dando casa (a alguns), educação e um ofício, afastando-as assim das drogas e outros vícios. Isto, através de voluntários especializados em várias áreas. Quando perguntou como poderia ajudá-los, responderam para escrever no seu jornal (Expresso) que precisavam de voluntários. Semanas depois, tinham a caixa do correio cheia.
Podem espreitar o site.

E assim me retiro. Antes que o pingo do nariz seja mais rápido que eu e acerte o teclado.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

{passeio a dois}

Saímos de casa ao final da manhã. O sol aquecia o dia frio. De mão dada, fomos caminhando. Parámos para ver pássaros de mais perto, apanhar flores, observar bichos minúsculos, galinhas e patos numa alegre conversa e para olhar as nuvens. Com calma, ora conversando, ora num harmonioso silêncio. É sempre um prazer olhar o mundo com ele.








terça-feira, 18 de janeiro de 2011