terça-feira, 27 de abril de 2010

{bolo de maçã e frutos silvestres}

A receita original só leva maçãs e amoras, mas como eu só tinha mistura de amoras com framboesas e mirtilhos, coloquei tudo. É um bolo pouco doce e delicioso comido ainda quente. Preparados?1) Untar a forma com manteiga e colocar papel vegetal.
2) Cortar 350g de maçãs em tiras e colocá-las numa caçarola com 3 colheres de sopa de sumo de limão. Deixar ferver e cozinhar durante 10 minutos, até amolecer. Reduzir a puré e deixar arrefecer.
3) Colocar 300g de farinha autolevedante de trigo, 1/2 colher de chá de fermento e 1 colher de chá de canela numa taça. Deitar, mexendo, 115g de amoras silvestres e 175g de açúcar mascavado (eu não tinha, usei amarelo).
4) Fazer um cova no centro dos ingredientes e adicionar um ovo batido, 200ml de queijo fresco e o puré de maçã arrefecido. Misturar até ficar tudo muito bem combinado.
5) Deitar às colheradas o preparado na forma e nivelar a superfície com a ajuda de uma espátula. Polvilhar com algumas amoras, pressionando-as sobre a mistura e cubrindo-as com cubos de açúcar esmagados (este detalhe é opcional).
6) Levar ao forno a 170º durante 40-45 minutos. Depois de retirar o bolo e desenformá-lo, servir polvilhado com canela (o Jojó insistiu no açúcar) e decorar com amoras.
(clicar nas imagens para ver em grande)

2 comentários:

zarah disse...

nhamy nhamy :)

Catarina disse...

Tem muito bom aspecto!