quarta-feira, 14 de abril de 2010

{manos solidários na doença}

O filhote mais velho juntou-se hoje cedo aos manos, que já estão doentitos há alguns dias. Os mais novos estão com uma otite, tosse e afins. O Sammy foi brindado com uma amigdalite e esta tarde levou uma injecção de penicilina. O meu menino revelou-se corajoso.
A seguir ao pequeno-almoço em que não se comeu ou se comeu pouco, os livros com histórias e os fantoches de dedo ficaram a postos para o dia que foi um verdadeiro rodopio de lenços e narizes (por vezes trocados, ou seja, pegava num lenço e acabava por assoar o nariz errado, perante os olhitos espantados de algum filhote que porventura pensará que a mãe não andará lá muito boa da cabeça. Bem... talvez num outro post) Um mega festival de espirros, choro, tosse, abraços, xaropes, febre, compressas frias, beijos, pouca comida (coisa rara nestes miúdos) e histórias. A minha parte favorita do dia, sim, porque há sempre um lado bonito nos dias mais difíceis, foi quando o Marcos se sentou ao pé de mim na cama do Sammy com um livro na mão e começou a imitar-me a contar a história ao mano, ou melhor, a ajudar-me. Com o seu jeitinho e palavreado deveras elaborado, fez de meu eco, ou pelo menos tentou. Quando eu paráva de falar, olhava para mim e sorria. Não se admirem se o Sammy não se lembrar da história... Mas tenho a certeza que se lembrará das festas que o mano lhe fez.
O Jojó era o primeiro a correr para a chamar-me sempre que o Sammy tocava o sininho a pedir a minha presença. "Mamã, o mano precisa de ti!" Quando o Jojó chorava, o Marcos, que nos últimos tempos quase que chora quando o vê chorar, vinha logo a correr ter comigo, com uns sapatos que não os dele, informando que o mano precisava de ajuda. Estes dois estão cada vez mais próximos. Penso que o Marcos vai sentindo cada vez mais que o Jojó é muito carinhoso, cuidadoso e simpático com ele, nas suas atitudes e brincadeiras, seja ajudando o mano a calçar ou vestir ou prescindindo de um brinquedo que o mais novo deseja.
Ah... descansar os olhos também fez parte do dia de hoje, especialmente do dia do Sammy, que teve muita febre e dores de cabeça. Antes das nove da noite pediram para ir para a cama e às nove estavam todos a dormir. Os médicos estavam certos. Estão realmente doentes.

O Sammy já acordou algumas vezes queixando-se da cabeça. Aguardo pacientemente a noite.

5 comentários:

CrisR disse...

As melhoras dos pequeninos! O Simão também acordou hoje com o nariz entupido, mas está bem.

Rute Carla disse...

bigada. beijinho.
Um abracito especial ao Simão. Estamos à espera da estreia do Toys Story no cinema.

Aqui no JI... disse...

Queremos muito, muito que os nossos amiguitos fiquem bem!Hoje falámos mais uma vez na Rute e no Samuel, tivemos a nossa reunião de pais e fizemos uns biscoitos para lhes oferecer e claro as bolachinhas gostosas vieram à baila...
Beijocas e fiquem bem depressa.
Fátima e amigos

Rute Carla disse...

Obrigada. Hoje estão bastante melhor, especialmente o Samuel. Ainda teve febre de noite, mas o dia está a sorrir. Um beijinho muito grande. Um dia, as bolachinhas e mais algumas surpresas vão chegar aí.

Gi disse...

As melhoras rápidas para os filhotes!