sexta-feira, 30 de abril de 2010

{entre o sonho e a realidade}



Este é o estado das traseiras da nossa casa, neste momento. A verdade é que não me importo muito. Gosto de ver a natureza a crescer selvagem, naturalmente e não tanto de ver a relva toda arranjada e certinha como manda o figurino. Acho que os miúdos partilham do mesmo sentimento e, de algum modo, sonham no meio da erva e espigas gigantes.





Amanhã vamos "pequeno-almoçar" com estes dois e com mais estes. À tarde (14:30) vamos ouvir a música deste moço e à noite (20:30) estaremos aqui, no Festival de Cinema. No domingo à tarde será a apresentação do nosso afilhadeco. Pelo meio disto tudo os miúdos têm música e festas de anos e temos as reuniões habituais de domingo, o que torna tudo ainda mais emocionante. Esta noite vou precisar de uma taça de brownie com gelado e natas. Um fim-de-semana sorridente para todos!
(de volta na segunda)

{this moment 8}


quinta-feira, 29 de abril de 2010

{dream a little dream of me}



E ainda... provavelmente a música triste de que mais gosto.

{friends who warm my heart}

No sábado passado estive com algumas amigas e colegas do Secundário, da minha turma de Desporto. Soube a pouco, mas estaremos juntas novamente ainda este mês. A quantidade de lembranças que assaltaram a minha mente nessa noite quando cheguei a casa! Pensei na nossa caminhada de há quase 20 anos atrás até aqui, nas mudanças e acontecimentos vários. Nos disparates, desafios e aventuras passadas. E, apesar da maior ou menor distância entre nós ao longo dos anos, é bom constatar que há coisas que não mudam. Facilmente reconhecemos o que os olhares querem dizer e o mundo encaixa quando estamos juntas. Para vocês, um abraço apertado.


{making bubbles}

Fico alegremente entre bolas de sabão o tempo que os miúdos desejarem. Bubbles... sempre me farão sonhar!

(clicar nas imagens para ver em grande)

e quase há um ano atrás... mais bubbles.

e ainda um bubble ring dentro de água.

(procurando equilíbrio}

(clicar na imagem para ver em grande)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

desenhando...

Numa tarde da semana passada, durante a sesta do Marcos, pegámos em canetas de pintar tecido. O Sammy fez uma t-shirt para o Jojó e o Jojó fez uma para o mano mais velho.




Eu gostei do resultado e o Sammy levou orgulhoso a t-shirt com o desenho do mano para escola. E fotografar estes dois juntos também tem muito que se lhe diga!...

terça-feira, 27 de abril de 2010

{momentos calmos}

Acontecem ao longo do dia, aqui e ali, por vezes até quando menos espero. Chegam através de um livro, de uma soneca inesperada, de um olhar admirando o vento nas folhas das árvores, de um jogo/puzzle, da aprendizagem de letras, de uma conversa. Há dias cheios de energia em que tais momentos são raros. Talvez por isso os considere sempre tão preciosos.




Chegam também através de vídeos como este, este, este, e este.

{bolo de maçã e frutos silvestres}

A receita original só leva maçãs e amoras, mas como eu só tinha mistura de amoras com framboesas e mirtilhos, coloquei tudo. É um bolo pouco doce e delicioso comido ainda quente. Preparados?1) Untar a forma com manteiga e colocar papel vegetal.
2) Cortar 350g de maçãs em tiras e colocá-las numa caçarola com 3 colheres de sopa de sumo de limão. Deixar ferver e cozinhar durante 10 minutos, até amolecer. Reduzir a puré e deixar arrefecer.
3) Colocar 300g de farinha autolevedante de trigo, 1/2 colher de chá de fermento e 1 colher de chá de canela numa taça. Deitar, mexendo, 115g de amoras silvestres e 175g de açúcar mascavado (eu não tinha, usei amarelo).
4) Fazer um cova no centro dos ingredientes e adicionar um ovo batido, 200ml de queijo fresco e o puré de maçã arrefecido. Misturar até ficar tudo muito bem combinado.
5) Deitar às colheradas o preparado na forma e nivelar a superfície com a ajuda de uma espátula. Polvilhar com algumas amoras, pressionando-as sobre a mistura e cubrindo-as com cubos de açúcar esmagados (este detalhe é opcional).
6) Levar ao forno a 170º durante 40-45 minutos. Depois de retirar o bolo e desenformá-lo, servir polvilhado com canela (o Jojó insistiu no açúcar) e decorar com amoras.
(clicar nas imagens para ver em grande)

imitando...

Fazer coreografias ao som de música é uma das brincadeiras preferidas e quase sempre mais disparatada cá de casa. O mano mais velho inventa e os mais novos imitam. Garanto que é risada certa.




Pois é, ter manos é muito bom!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

{feeling a bit dreamy tonight}


espero muito conseguir um tempinho durante o fim-de-semana preenchido para passear num campo de flores. sinto falta de fazê-lo. vamos tentar encontrar um bocadinho para ir fotografar no meio das flores com os miúdos. algures entre as festas de anos, reuniões, compras, reencontro com amigas do secundário e algum tempo precioso com a minha sis. sim, vai ser um bom fim-de-semana.

que haja tempo no seu fim-de-semana para respirar um pouco e apreciar a beleza da criação de Deus nesta altura do ano. para sentir. para parar de correr nem que seja por alguns minutos. para desfrutar um momento bonito com alguém que ama. para recordar coisas bonitas. para sorrrir e sonhar.

{this moment 7}

uma foto por semana, sem palavras. um momento único e especial que quero muito guardar.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

{cheira e sabe bem}

Após dois dias passados praticamente na cama, a febre hoje deu-me tréguas e a dor de cabeça também. Só falta a dorzita na garganta e pescoço ir embora de vez. Depois da amigdalite ter apanhado o Sammy apanhou também o Jojó e a mim. Coisa tramada! A minha sogra passou cá os últimos dias ajudar-me com os miúdos.
Hoje já senti saudades de cozinhar, de misturar ingredientes, cheirar e de colocar algo na mesa. Como as forças ainda não eram muitas e a dispensa estava um pouco em baixo, aproveitei o restante frango assado que tinha no frigorífico e juntei-lhe alguns ingredientes disponíveis. A ideia era fazer um arroz no forno, mas os miúdos insistiram que queriam massa eu fiz-lhes a vontade. Desfiei o frango assado e coloquei-o numa frigideira com um pouco de azeite e bacon picado. Deixei alourar bem e juntei cebola e alguns dentes de alho, tudo bem cortadinho. Misturei e deixei novamente alourar tudo. Juntei ananás aos pedaços, milho, salsa picada e coentros em pó. Misturei bem, deixei alourar um pouco mais. Por fim misturei a massa. Mexi de novo e deixei um pouco no lume. Gosto muito desta massa macarrão porque casa sempre bem com qualquer ingrediente, quer seja peixe, carne, camarão, legumes, ovos. É óptima para fazer misturas e juntar qualquer ingrediente que tenha disponível na sua dispensa. Depois é só dar um retoque final com algumas especiarias ou frutos secos e já está! Para acompanhar preparei uma salada de tomate, alface, cenoura ralada e queijo fresco e uma taça com pedaços de melão.Ao lanche fiz um pudim de chocolate, uma receita que já há algum tempo queria experimentar. Aproveitando a desculpa da minha sogra estar cá e o facto dela ser bastante gulosa, lá fui eu num instantinho fazer algo doce. Confesso que não sou apreciadora de pudins, mas ao ver este a ser confecionado pela Nigella (sim, lá está ela outra vez), a sua textura pareceu-me diferente dos pudins tradicionais e agradou-me. É muito simples e rápido e, mais importante, delicioso! Não tem a textura do dito pudim normal, mas mais de uma mousse. Quando o fizer novamente coloco um pouco menos de açucar e em vez de untar a forma com manteiga, coloco papel vegetal no fundo. O ideal é fazê-lo em taças individuais, prontas para serem colocadas na mesa.
Então cá vai:
*derreter 125g de chocolate (tablete) e 125g de manteiga no microondas.
*misturar 3 ovos e 3 colheres de sopa de farinha. Juntar 3/4 cup de açucar branco (eu aconselho a colocarem bem menos, mas depende do tipo de chocolate que usarem). Misturar bem tudo.
*juntar o chocolate e a manteiga à mistura dos ovos. Mexer bem. A massa vai parecer uma massa de bolo.
*deitar em taças individuais e levar a um forno já bem quente durante 10m.
*retirar do forno, pegar numa colher e comer pausadamente.

terça-feira, 20 de abril de 2010

{tentações fora de horas}

Já passava das 22h quando, após ver o programa Nigella Bites na sic mulher (sim, sim, estou um pouco viciada nele, admito), fui para a cozinha fazer isto. O marido sorriu de satisfação.
Simples, económico, delicioso. Reconfortante comê-lo a ver um bom filme. Cortar bacon aos pedaços e mergulhar num tabuleiro com azeite e alho picado. Levar ao forno a tostar. Entretanto fazer a esparguete. Retirar o tabuleiro do forno e misturar a esparguete no bacon com o alho e azeite. Colocar num prato e salpicar com salsa. Yummy! Já sabe, se estiver sem tempo, fica a sugestão.