quinta-feira, 26 de novembro de 2009

{rain and love}

Os dias têm passado velozmente e a oportunidade de parar e vir até aqui não tem sido tanta como a habitual. A semana tem sido cheia em acontecimentos e sentimentos.
*o meu irmão foi dar aulas para o Brasil.
*a possibilidade de uma família querida passar a não estar tão perto de nós como habitualmente tomou lugar de uma forma mais viva.
*descobrimos que o Sammy e um outro colega estavam a ser agredidos na escola por um grupo de meninos da sala deles. Isto trouxe à tona uma série de sentimentos e medidas tiveram que ser tomadas.
*os adolescentes da igreja e alguns familiares e amigos passaram o domingo conosco. (tão bom pertencer à vossa família!)
*recebemos a notícia que a mãe de uma amiga muito querida foi de urgência para o Hospital. O diagonóstico foi inesperado: leucemia aguda.
*e ainda as lutas de cada um de nós em particular e de alguns amigos próximos.

No meio de todas estas emoções, tentamos encontrar equilíbrio, paz e sabedoria, tanto individualmente, como em família, confiando que estamos nas mãos de um Deus eterno que tudo conhece e vê.
Família é mesmo isto, passar as tempestades e dificuldades em conjunto... amando incondicionalmente o outro. Temos saboreado as coisas pequeninas e os momentos ternurentos e divertidos mais do que nunca. Coisas simples como:
*apanhar caracóis com o Marcos e observar os bichinhos de todos os angulos
*ver e cheirar a salsa e hortelã que vai espreitando e crescendo
*ouvir o Jojó inventar canções e tocar viola
*olhar o Marcos a dormir tranquilo
*apreciar as brincadeiras que acontecem naturalmente entre manos
*ouvir o Jojó perguntar se um dia podemos andar de cavalo e se alguma vez vi um camarão a correr atrás de mim
*preparar os presentes do Marcos e pensar em como tornar o seu dia de anos especial
*ver livros e contar histórias ao som da chuva, enquanto bebemos chocolate quente
*jogar futebol lá fora até anoitecer (fiquei novamente com saudades de jogar)
*presenciar o Marcos a descobrir a lua e a partir daí perguntar diariamente: "A lua? Onde tá?" E depois correr para a porta e olhar para o céu.
*tentar de todas as maneiras possíveis fazer o Sammy sentir-se ainda mais amado nesta altura difícil.... largar uns tantos sorrisos pela casa...
*desfrutar dos raios de sol e dos dias chuvosos, aproveitando (na medida do possível) o que ambos nos permitem fazer.










Não é segredo. Sempre gostei muito de ver e ouvir chover. Vejam mais acerca aqui. Porque a chuva também me inspira...

Um vídeo engraçado que me fez lembrar alguém que tenho cá em casa, aqui e ainda outro que me fez sorrir, aqui .

A fotografias que ficaram gravadas na minha mente esta semana e que tão bem a expressam são esta, esta, esta e ainda esta.

É bom saber que continuam por aí...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

{...}

`Cause words can`t tell how i feel...



"...All I ever needed
Is here in my arms
Words are very unnecessary
They can only do harm
Vows are spoken
To be broken
Feelings are intense
Words are trivial
Words are meaningless
And forgettable
All I ever wanted
Is here in my arms
Words are very unnecessary
They can only do harm
Enjoy the silence"

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

{tendas e afins}


Esta semana os miúdos montaram duas tendas durante a tarde. Lemos livros e bebemos batido de morango e banana debaixo delas. Brincaram, finjiram dormir e viram um filme... sempre dentro da tenda. Com a chegada do frio sabe cada vez melhor colocar as brincadeiras entre mantas e almofadas, no aconchego do lar, com um cheirinho a pão acabado de fazer... e alguma imaginação.


Este ano vamos finalmente ter um calendário com a contagem decrescente até ao dia de Natal. Tinha várias coisas em mente, mas como agulhas e linhas definitivamente não são o meu forte, tive que optar por algo mais simples. Não vou contar ainda, mas cada dia vai ter algo para fazermos em família e pensaremos no verdadeiro sentido desta época.
Grande parte do meu tempo, como mãe, é passado a fazer listas. Lista das compras, ementa para a semana, actividades para fazer com os miúdos, coisas necessárias para fazer e comprar e por aí fora... sem incluir as listas que saem da área do "ser mãe". Hoje pensei em algumas coisas interessantes para fazermos durante o mês de Dezembro e alguns materiais a adquirir. Os anitos do mais pequenito também estão aí à porta e algo simples começa a ser pensado. Nada de alvoroços este ano, mas promete ser um dia especial. "Winter"... tem andado a bailar na minha mente esta semana...



{sábado}


(fotos acima tiradas pela Sis)


Porque os amigos sempre aquecem o nosso coração...

(no domingo tivémos uma "amiga virtual" cá em casa. Dina: pena não ter tirado foto do nosso primeiro encontro...ai, aquela enxaqueca! Foi mt bom ter-vos cá.)

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Off...

... big headache.

sábado, 14 de novembro de 2009

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

{manos}

Esta é mesmo uma das actividades preferidas dos miúdos cá por casa. Irem ao baú dos disfarces, ou então, como aconteceu aqui, irem buscar as nossas roupas e sapatos e fazerem maluquices. Aliás, o Marcos raramente anda com os sapatos dele calçados, prefere o dos manos, os do papá ou mesmo os meus. Desde que fiquem bem grandes no pé, ele fica satisfeito. Só ainda não entendeu bem algumas das tontarias dos manos mais velhos.

Um pouco antes da história da noite, o Sammy prepara o terreno, vendo livros com os manos (perguntando o nome de objectos e animais) ou mesmo contando histórias ao Jojó. Um dia destes gravo... às vezes é hilariante ouvir as perguntas e as observações do Jónatas e as respostas inteligentes e divertidas do Samuel, que tem muita paciência com ele.





Quanto ao desafio que comecei com a Sis, partilhando fontes de inspiração, não deixem de passar por aqui e ir espreitando. Filmes, sonhos, luz, música, fotografias, castelos e casas abandonadas. Toca a espreitar!

Happy weekend!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

{from last week}

some love...
some fun...
and some rest...
(clicar nas imagens para ver em grande)

{friendly weekend}

(clicar para ver maior)* pequeno-almoço com a Nessa (ficámos tão espantadas com a quantidade de açucar que uma senhora colocou na bebida que nem tirámos fotografia.)
* almoço em casa do Filipinho e Kelly com saída para gelado
* um pouco da tarde no jardim da Estrela com a Shana, Miguel e o meu afilhado fofo.
* almoço em casa do Tiagão e da Sis.

"... only true friends will leave footprints in your heart."- Eleanor Roosevelt

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

happy week!

E para vos inspirar neste início de semana, aqui fica este musical feito de forma surpreendente num centro comercial. Espero que riam tanto quanto eu. É engraçado ver as expressões daqueles que estão por perto.





Se gostaram deste, aqui fica outro, desta vez filmado num super-mercado. E se de repente aparecessem na rua pessoas a passearem cães invisíveis? Vejam também este. Estes vídeos são feitos pela Improv Everywhere. Acho o trabalho deles muito original e divertido.

Bem... só mais um, que a amiguinha Inês me fez espreitar: The Voca People.

Fun week to you all!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

{some rest...}

A semana foi longa, na medida em que os meninos continuaram doentitos e eu também. Apesar disso, estiveram com uma energia fora do normal... daquelas que não acabam nunca e confesso que a minha esta semana, deixou muito a desejar. Volto em breve para vos deixar com algumas imagens da nossa semana louca.

Deixo-vos uma das imagens que mais gostei desta semana e com a qual me identifiquei plenamente. Era assim que me apetecia ficar nos próximos dias, quieta, a observar os dias amanhecer, sem correrias... com algum silêncio... apenas contemplando. Fazer parar o relógio durante algum tempo e não ter que pensar no que se passa à minha volta. E no meio da loucura dos meus dias, preciso desta...
(Comecei um novo desafio juntamente com a Sis: fontes de inspiração. Espreitem aqui e vão acompanhando. Será um prazer.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

{saturday with friends}

No sábado passado passámos o dia em casa da minha vizinha e amiga de infãncia e adolescência, daquelas com quem passámos cada minuto do dia... onde estava uma, estava a outra! Sinto-me grata por ter tido uma "irmã" com quem partilhei alegrias e tristezas e com a qual passei tantas aventuras, descobri e cresci. A Nessa esteve sempre lá! E sei que continua e por perto sempre vai permanecer...

Ouvimos cassetes que gravámos quando tinhamos 11-12 anos. Muitos disparates, conversas (algumas que agora já custa para entender...), códigos cujos nomes não lembrariam a ninguém, cantorias a vozes (ui!), e alguns anúncios e genéricos de séries da época gravados com o antigo gravador dos meus pais. Foi especialmente bom tornar a ouvir esta. Lembro-me que após ver os episódios, pegava num caderno e escrevia... inventando aventuras.

Foi engraçado ver os filhotes a brincarem juntos e a fazerem traquinices e os maridos a desaparecerem após uma boa lasanha, regressando só ao final da tarde. Bom sinal!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

{from Dreamland}

"I am going away for the day to a land of my imagination... A place filled with splendor and wonder of enchanting beauty no where else would you see.

So if you would like to go too, all you have to do is use your imagination..." (Erwin Quah)

(beautiful, Sis!)

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

{um raio de sol muito especial}


A casa agitada está agora em silêncio. Oh... tenho vindo a valorizar e a apreciar cada vez mais e melhor estes dois opostos: a agitação e euforia do dia a dia com os meninos e o silêncio que a noite por norma traz a mim e ao Timóteo. Pego em alguns livros, journal, caneta e aninho-me ao lado do Tim no sofá, à meia luz. O corpo dá os primeiros sinais de gripe depois de um dia longo com os dois mais pequenos doentes a precisarem de uns mimos extra, roupa acumulada a formar uma grande pirâmide (máquina parada no fim-de-semana) e toda a rotina diária habitual.

Hoje, estou especialmente grata pelo meu filhote Samuel. No final da tarde, enquanto o Marcos chorava pedindo colo e eu tentava terminar a cobertura dos cup cakes, o jantar e tirar a roupa seca de cima da mesa, entrou na cozinha e pegou na toalha para colocar a mesa. "Eu vou ajudar-te mamã. Tens sempre tanta coisa para fazer e eu estava ali a brincar... Não pode ser, não podes fazer tudo sózinha." E lá continuou falando com seriedade e doçura. Confesso que fiquei sem palavras. O meu coração está tremendamente agradecido. E correndo o risco de ser lamechas ou banal digo que nada consola e anima mais um coração de mãe do que um filho carinhoso, preocupado, consciente e obediente.

O Sammy colocou a mesa sozinho, arranjou os guardanapos de forma especial e antes ainda me ajudou a arrumar a roupa. Ajudou a cuidar dos manos com ternura e paciência e a servir o jantar com alegria. Sem dúvida que o final do meu dia foi bem mais leve graças a ele e de um modo simples, devolveu-me o sorriso no dia de hoje.

Família é estar presente... sempre!

Querido Sammy: Um dia quando fores mais velho e andares por aqui a cuscar no blog da mamã... Eu amo-te muiiito!!! Fizeste toda a diferença no meu dia de hoje e no dos manos também. És precioso para todos nós.