quarta-feira, 25 de março de 2009

Fruta, sementes e caroços

Tinha prometido às crianças um lanche surpresa para hoje à tarde. Fruta? (estarão alguns a pensar...) O Sammy e o Jojó são grandes apreciadores, especialmente o Sammy, que comeria sem limites se nós deixássemos. Foi uma festa!

Preparei um lanche com algumas frutas com o objectivo de observar com eles as diferentes sementes e caroços que a fruta tem. Na minha pesquisa, descobri que a maior semente existente é a do coco do mar, nas Seychelles, cuja semente pode pesar mais de 20 kilos. Olhámos para cada semente e caroço com atenção e o Sammy desenhou-o numa folha.


Em seguida, começámos uma experiência. Colocámos um lenço de papel molhado num prato e pusémos as sementes da melancia e o caroço da ameixa em cima. Confesso que nunca tinha ouvido falar da experiência. Com copo e algodão sim, mas nunca com um prato e lenço de papel. Também eu estou curiosa para ver o desenvolvimeto. Agora é só manter o lenço húmido e esperar.
Enquanto os manos andaram de volta da fruta, o Marcos preferiu as bolachas...


Também semearam algumas sementes de flores e frutos em terra e fizéram colagens e desenhos com o primo Simão no final do dia.

2 comentários:

neli araujo disse...

Rute querida,

Andei sem tempo de passar por aqui...mas, sempre é um prazer vir ler as tuas experiências com estes filhotes queridos.

Você é uma mãe muito especial! Parabéns!
Espero que quando teus meninos forem mais velhos, que saibam dar valor a todas estas coisas que tens
feito com e por eles!

Uma beijoca! Deus te abençôe!

Neli

Talita disse...

Rute, que linda postagem! (Ainda tive o prazer de encontrar minha mana aqui em cima!)

Fico contente de ver sua dedicação às crianças e as oportunidades que você dá a eles.

Meu marido tem andado muito enauseado por causa da quimioterapia a que está se submetendo, mas as frutas sempre caem bem. Banana com mel, manga, maçã, mamão, pera sempre substituem uma refeição que não está agradando.

Beijo pra você e pra essa criançada linda!

Talita