O final da tarde começou conosco a saborear esta pequena delícia.
massa:
*260g de farinha sem fermento
*1/2 colher de chá de sal
*110g de manteiga sem sal
Coloque a farinha, o sal e a manteiga num recipiente e bata na velocidade baixa até obter uma consistência arenosa e os ingredientes ficarem bem ligados. Adicione uma colher de sopa de água e bata até ligar bem. Junte uma segunda colher de água e bata até obter uma massa macia e homogénea. Caso a massa esteja ainda muito seca, adicione outra colher de água [cuidado para não juntar água a mais. é preferível bater na velocidade máxima para ligar todos os ingredientes]. Faça uma bola e envolva a massa em película aderente e deixe repousar durante 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha, com a ajuda do rolo da massa. Forre uma forma redonda de tarte com a massa. Leve ao forno durante 15 m ou até o rebordo apresentar uma cor ligeiramente dourada. Retire do forno e deixe esfriar.
recheio da tarte:
*100g de leite condensado cozido
*bananas
*200ml de natas batidas com 2 colheres de chá de açúcar
*canela em pó para decorar
custard:
*500ml de leite meio gordo
*1/4 colher de chá de essência de baunilha
*5 gemas de ovos
*180g de açúcar em pó
*40g de farinha sem fermento
*40g de farinha de milho
para o custard:
Deite 400ml de leite e a essência de baunilha numa caçarola sobre lume médio e deixe ferver. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco.
Coloque as gemas de ovo, o açúcar, as farinhas e o resto do leite [100ml] numa tigela à parte e misture bem até obter uma pasta bem consistente.
Deite um pouco da mistura do leite quente no preparado de ovo e mexa até ficar bem combinado. Junte o resto da mistura de leite e mexa até que os ingredientes fiquem bem ligados.
Volte a colocar todos os ingredientes na caçarola em lume brando e deixe ferver, enquanto bate com a batedeira. Deixe cozer durante aproximadamente 5 minutos até ficar espesso. Deite o creme numa tigela e cubra com película aderente, de modo que esta fique em contacto com o creme [para evitar que ganhe uma crosta] e deixe arrefecer completamente.
Espalhe o leite condensado cozido sobre a massa da tarte e disponha por cima rodelas de banana, cobrindo-as com o custard frio. Tape e deixe arrefecer algumas horas até o creme solidificar [nós passamos esta parte da espera...].
Na hora de servir, batas as natas e coloque por cima do custard. Por fim, disponha algumas rodelas de banana polvilhadas com uma boa dose de canela.
Desfrute e... bom fim-de-semana!