quinta-feira, 19 de abril de 2012

apenas mais um dia

"É para ti, mamã! Para pensares em nós quando estivermos na escola.", diz o Jojó dando-me a camélia.
E assim começou mais um dia, com os dois filhos mais velhos a saírem para a escola, deixando um mano ainda em pijama a acenar-lhes.
A vida acontece com o raiar de cada manhã e com o adormercer de cada dia. Estamos de tal modo envolvidos no seu ciclo, que muitas vezes não a apreciamos como era suposto. Olhar os dias simples como dádivas, que na sua vulgaridade, escondem segredos de felicidade. Momentos de brincadeira, gestos, palavras, ternura, descobertas e pequenas vitórias que trazem satisfação. Que transformam um dia vulgar, num dia extraordinário. Daqueles que desejo segurar com força, para mais tarde, num dia menos doce, conseguir recordar.
Os meninos crescem, como as sementes que lançamos à terra e vemos brotar. Um pouco a cada dia. Eu rego, estimulo, guio, semeio continuamente, arranco as ervas daninhas com cuidado. Mas até estas fazem por vezes brotar flores bonitas.

O Jónatas e o Marcos têm actualmente como brincadeira predilecta andar a correr pela casa e acabar a saltar para o sofá, em cima um do outro. Riem até não ter mais forças para o fazer. Transpiram até pingar. A roupa é renovada em ambos.
Os fantoches ganham vida nas mãos pequenas do Marcos. Mãos que têm o tamanho certo para inventar histórias mirabolantes e caminhar por mil mundos. Abrigados no mesmo cenário desfolheiam páginas de livros e lêem as histórias à sua maneira. Esta constante viagem deles entre a realidade e a imaginação faz-me sorrir. A capacidade natural incrível que as crianças têm de lidar com ambas. Invejável.

Quando o mano mais velho chega da escola, as roupas mudam-se novamente. Hora da banda "os 3 irmãos" ensaiar. O volume aumenta. O entusiasmo também. E sabe-se lá porquê a minha dor de cabeça suavisa. Palpita-me que já se habituou às fortes batidas, que fazem estremecer os alicerces da casa. Esperamos continuar a vê-la de pé.
A calmaria chega com os rabiscos no final do dia. Verdadeiras preciosidades chegarão por correio a alguns amigos. Ouvem-se os relatos das peripécias passadas na escola à volta da mesa do jantar. Abraça-se com saudade o pai que chega do trabalho.


Ler a Bíblia, agradecer. Questionar e aprofundar...
A casa está sossegada. Ainda tenho comigo uma imagem desta manhã. O Marcos, ainda de pijama, com um gorro a tapar-lhe a cara, a dizer, "ooooohhhh!",caminhando entre os manos que discutiam acerca do Jojó poder ou não jogar no recreio com os meninos do 4º ano, sem se magoar. O Marcos, totalmente alheio ao sério dilema, continuava a passar pelo meio deles, "oooohhhh!!!!"

Agora, todos dormem. As vozes, gargalhadas, choros, batidas de bolas e música alta que encheram a casa durante o dia, deram lugar a uma orquesta de respirações desencontradas, que preenchem o meu coração. Acalmam e fazem crescer a gratidão.

Pensarei em vocês, sim. Quando estiverem na escola e também quando a dormir sossegadamente. Sempre.

3 comentários:

sara f disse...

conseguiste num post só condensar a essência deste blog. and i loved it *

Rute Carla disse...

thanks sis. means a lot to me.
lov u.

Ncpanda disse...

Lindo!!!