sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ser mãe...

Estes miúdos sugam-me os minutos e às vezes a energia, mas amo cada pedacinho que passo com eles e não trocava estes dias, mesmo os mais loucos, por nada. Sim, dão muito trabalho e às vezes estou exausta, mas afinal de contas todos nós nos cansamos no dia dia nos respectivos trabalhos, certo? Sim, é diferente, pois isto de ser mãe vem sem descansos, sem pausas para almoço ou dormir, mas acreditem, é bem mais compensador e gratificante. E o facto de às vezes dizermos que estamos cansadas, não se traduz necessariamente num sentimento de insatisfação. Na verdade, tudo aquilo que vale mesmo a pena exige algo de nós, tempo, esforço, dedicação e por aí fora. O cansaço parece-me sinal de empenhamento. Venham mais dias, horas, minutos e segundos com muita sujidade, confusão, mimos e gargalhadas à mistura. Estou pronta! Estou a semear o futuro! (já agora, e como alguns perguntaram, este post nada teve a ver com o meu dia a dia com os filhotes.)

Os vídeos estão longe da perfeição. Espero que entendam a história que o Sammy conta ao mano. A dada altura o Marcos salta para as minhas costas... já estão a imaginar...



quinta-feira, 28 de maio de 2009

O que fazer com estes dois?





{pedaços do dia a dia}










Porque vai ser de momentos como estes que irei sentir saudade um dia...

terça-feira, 26 de maio de 2009

{my big boy}


Big?! Às vezes custa admitir que está mesmo a ficar grande e cada vez mais independente. O Sammy é o meu maior desafio, talvez por em algumas coisas ser o mais parecido comigo (esta parte fica só para mim). É um pequeno explorador. Gosta de brincar no meio da Natureza, coleccionar pedras, paus e tudo o que nela encontra. Gosta igualmente de brincar na terra, de cavar e construir coisas. É bem mais calmo e quieto que o Jojó, apesar de ser um menino bastante vivo e animado, ficando sempre excitado quando temos amigos ou família cá em casa. Gosta muito desses momentos e que passem tempo com ele, dando-lhe atenção. Penso que a sua Linguagem do Amor é mesmo essa, "Qualidade de Tempo" e também "Palavras de Afirmação", pois tende a ser um pouco negativista, por vezes. É nervoso (muitas vezes bem disfarçado) e calmo ao mesmo tempo. Faz as coisas lentamente como se o relógio estivesse parado, o que às vezes, confesso, é uma luta para mim. Mas ele é mesmo assim, gosta de fazer as coisas com tempo, preguiçosamente, num mundo só dele.

Adora desenhar! Não sei se tem algum jeito especial para, mas eu sou fã de tudo o que ele faz. Também gosta muito de andar de bicicleta, jogar basket, água, jogar à bola, construir (inventando com materiais vários), cavalos, explorar caminhos, playstation (por mais que me custe admiti-lo) e de estar no ABS (Acampamento Bíblico do Sôr). Se eu deixasse, comia sandes de atum com tomate e alface a todas as refeições. Passa a vida a comer fruta, cenoura crua e a beber copos de leite.

É bastante sociável e tem um sentido de humor muito peculiar, lembrando por vezes o do pai. É meigo e sensível, tentando disfarçar quando magoado com as palavras de outros. Tem um cuidado muito especial com os manos, pricipalmente com o Marcos, a quem, por enquanto desculpa tudo. É impaciente quando espera por algo ou alguém de quem gosta muito e em algumas situações é também envergonhado.

Vive uma pequena "luta" entre ser um menino grande e, ao mesmo tempo, um menino pequeno. Às vezes, até nós esquecemos que ainda é pequenino e lá vem um comentário ou pergunta para nos relembrar. Quer ser grande, mas há muitas coisas que ainda não entende nem alcança. Está a começar a desabrochar e tem uma grande sede de aprender e experimentar coisas novas. Não gosta de fazer aquilo que não lhe agrada.
É um prazer conversar com ele, especialmente à noite, na caminha, quando "aquelas perguntas" surgem. É bonito ver o quanto gosta dos amigos e de fazer presentes e surpresas para outros.
Posso finalizar dizendo que só por ter "aguentado" uma mamã de 1ª viagem um tanto nervosa, é um menino paciente. Alguns estarão a pensar... "Mas que meninos perfeitos!" Hehe! As partes em que precisam de ser moldados eu guardo para mim... e para eles.

(algumas das fotos foram tiradas pela madrinha)

{uma tarde na relva}










Foi rir, correr, saltar e brincar até não podermos mais...

segunda-feira, 25 de maio de 2009

{my little one}

O Marquitos enche-me de doçura diariamente e obriga os meus sentidos a estarem sempre apurados, não só aos "perigos", mas principalmente a detalhes que poderiam passar-me despercebidos. Relembra-me sempre a importância de mantermos aquele sentimento de descoberta e de nos maravilharmos com as coisas pequeninas. O seu jeito querido de andar, correr e comunicar comigo encanta-me. É muito meigo, adora dar abraços prolongados nos papás e manos e dar beijinhos, ou melhor, lambidelas (acho que aprendeu com o Flippy). Quando tem soninho aconchega-se e põe a cabecinha numa almofada, esperando que lhe faça festas ou agarra numa manta e aninha-se no sofá ou mesmo no chão. É um menino brincalhão e divertido e "mete-se" constantemente connosco, chamando-nos para brincar, jogar à apanhada, rir. É bem disposto, guloso e de personalidade forte. Tenta imitar os manos em tudo e subir mesas e afins foi a sua última conquista. É louco pelos manos e ri com qualquer coisa que o Sammy faça ou diga. Gosta muito de colo, animais (isto inclui tentar dar comer ao Flippy a toda a hora e mexer na terra cheirosa do gato), apanhar pedrinhas, andar de escorrega, construir torres com cubos de madeira para logo a seguir deitar abaixo, brincar com tachos e colheres de pau, e andar no carrinho atrás das bicicletas dos manos. Também delira com o botão on/off do dvd, playstation e computador, especialmente se este estiver "on". É extremamente sensível e faz beicinho (daquele à desenho animado) quando o papá fala de maneira mais áspera com ele. O que mais destaco no meu pequerrucho? O seu entusiasmo a brincar com os manos e com o Flippy e o jeito com que me abraça e se agarra a mim. É sempre um abraço forte, como se não me visse há muito tempo e depois ri e brinca de forma contagiante...






domingo, 24 de maio de 2009

Ora cá estou eu!

Muito para partilhar, mas o relógio e agenda não estão a ajudar. Passei apenas para vos desejar um bom início de semana. Nuvens... não me canso de olhá-las. Estas foram por mim observadas no sábado, em casa da Sis. Que Deus criativo desenhou os céus! Passem pelo Contra a Maré e vejam o vídeo que a Sis e eu fizémos no sábado sobre a noite diferente com os teens. Deu trabalho, mas foi um verdadeiro gozo fazê-lo. Até breve!

sábado, 23 de maio de 2009

{my wild kid}

Tive vontade de dedicar um post a cada um dos meus filhotes. Por qual começar? Pelo mais velho ou pelo o mais novo? Nem uma coisa nem outra. Começo pelo Jonatas não há muito tempo os três anos e é a "figura" que alguns conhecem. Com o seu jeito "wild e independente", é um amigão para os manos nas horas que menos esperamos e o seu sentido de fidelidade ao Sammy é já apurado. Rara a pessoa que não gosta dele e não o ache engraçado (eu disse rara...). É alegre, divertido, bem disposto e cheio de energia. Gosta de andar de biciclecta, ver livros, tocar viola e cantar e andar de baloiço. Leva-se facilmente em jeito de brincadeira, rende-se rápido se assim for. É o meu companheiro fiel enquanto preparo as refeições e um ajudante de primeira. É muito meigo e querido, característica que provavelmente só quem o conhece bem tem o privilégio de o saber e desfrutar. Se tivesse que definir qual a sua linguagem do amor, diria que é o "Contacto Físico", pois aprecia muito receber abraços, dar a mão e de dormir agarradinho a nós e "Atitudes de Serviço", visto que gosta muito de ajudar e é muito prestativo no dia a dia, dando comer ao Marcos, levando a loiça da sala para a cozinha (a dele e a do Sammy), chamando-me quando o mano chora e outras coisa mais. Faz estas coisas sem que lhe peça, de uma forma natural.
Podia passar a noite a escrever sobre ele, mas deixo-vos só um cheirinho...
O Jojó enche a nosso lar de alegria e o meu coração transborda!...

"...Your curly cues, your contagious smile

And as i watch you start to grow

All i can do is hold you tight knowing

Clouds will rage and storms will race in

But you will be safe in my arms.

Rains will pour down,

Waves will crash around,

But you will be safe in my arms..."

-Plumb-

sexta-feira, 22 de maio de 2009

{dizer adeus...}








Sis: You will be a great mom some day. They really love you! I can`t thank you enough for all your love and care...