segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Porque eles sempre me fazem sorrir...

Um computador muito especial...



Sábado


De manhã (para além das compras) fomos gastar energias, correr e jogar à bola. No comboio da foto abaixo os meus filhotes levaram-me a correr mundo. "Queres ir aonde, mamã?", perguntava o Sammy. E eu lá ía dando a conhecer alguns lugares que acharia simpático visitar, como Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, as nuvens, a lua, o topo de uma montanha, Noruega, o castelo dos piratas, a Lapónia e outros tantos locais.


Seguiu-se o almoço com a sis e eu por lá fiquei durante a tarde, enquanto o Timóteo ficou umas horitas com as crianças. Foi bom respirar calmamente sem pressas... e ver nascer um novo projecto, enquanto olhava o céu ... (surpresa!)
Depois foi voltar para o aconchego dos meus pimpolhos e amor, que têm contribuído todos para um culto doméstico bastante animado.

Este era o desenho que me esperava no regresso a casa. (beijoca grande da mamã)

Dos meninos da escola do Samuel


Obrigada, gostei muito. Já está na parede da cozinha. Beijinhos.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Paixão por comboios...

(Tenho a alegria de vos informar que o meu mano vai começar a ter uma participação ou outra aqui no blog. Se no final de um post virem o nome "Filipe Samuel"... é ele!)
Recebi a semana passada pelo correio um “pacote volumoso” – assim classificado pelos CTT. Era um filme há muito procurado e esquecido: Falling in Love. Vi-o no Quarteto quando tinha 20 anos... Corria o ano de 1984! Uma jóia pura.
Sinopse: Encontro Com O Amor – título português - é um brilhante exemplo da magia que é criada quando dois dos mais conceituados actores de Hollywood se juntam. Robert De Niro e Meryl Streep aparecem novamente juntos depois de “O Caçador” (1978). Em Encontro Com O Amor eles interpretam Frank Raftis e Molly Gilmore, duas pessoas comuns que se conhecem pela primeira vez ao acaso, e depois por opção. Só há uma coisa que se atravessa no meio deste intenso e novo amor de Frank e de Molly - ambos já são casados. Um dilema genuíno, onde De Niro, Streep e um excelente elenco que inclui Harvey Keitel, dão vida a uma história carregada de sensibilidade. A realização é de Ulu Grosbard, dramaturgo/ realizador belga mais ou menos obscuro.
Observações: O filme é fortemente inspirado em “Brief Encounter”, dirigido por David Lean nos idos de 1945, com Celia Johnson e Trevor Howard. “Brief Encounter” é um classico a preto e branco com uma fotografia lindíssima. As cenas na estação com o vapor dos comboios competem no nosso imaginário com cenas semelhantes de “Casablanca”. O filme foi originalmente uma peça muito assistido de Noel Coward que fez as delícias dos londrinos precisamente antes de rebentar a 2ª Guerra Mundial. Os paralelismos nos dois filmes – feitos a 40 anos de distância – são evidentes. O primeiro tem a ver com o dilema moral dos protagonistas. Nenhum deles quer magoar os seus respectivos esposos. Todavia, enquanto no filme de Lean (1945) não se consome a relação adúltera, no de Grosbard (1984) a relação é consumada com um “happy ending” típico de Holywood. Eu diria que socialmente os dois filmes são um produto do seu tempo. Em “Brief Encounter” – as nuances do título são imensas e remetem para os encontros clandestinos das mulheres emancipadas que se revelaram durante a 2ª Guerra Mundial – a classe média é ainda a espinha dorsal da moral emocional da sociedade. Sim, porque os pobres eram vulgares nas suas “escapadinhas”; os ricos eram tolos; só a classe média tinha a consciência dos valores essenciais da família. Tudo isto é dinamitado em “Falling in Love”. Os personagens de Streep e De Niro, têm um envolvimento natural que todos prevemos e antecipamos sem soluços morais. Até achamos que dizer “adultério” será antiquado. Aquilo é amor, pois então!!! O segundo ponto de contacto entre os dois filmes é a cena a puxar para o drama. No filme de Lean há um breve instante em que a actriz Celia Johnson pensa em cometer suicídio debaixo dum comboio quando se apercebe que não mais irá ver Trevor Howard. Em “Falling in Love” Streep quase se mata enfiando o carro contra um comboio quando pensa que nunca mais irá ver Robert de Niro.
Curiosidades: Meryl Streep está em estado de graça. Recebeu o óscar da Academia por “A Escolha de Sofia” (1982) e irá fazer “Africa Minha” (1985). No meio este “Falling in Love”. Os tiques de Robert de Niro transitam de “Taxi Driver” (1976), “New York New York (1977), e “O Caçador” (1978) para “Falling in Love”; só os dispensa em “A Missão” (1986) de Roland Joffé – a sua redenção. A cena do guarda-roupa de Streep com peças à “Dallas” é uma delícia. O ensaio que De Niro faz para si mesmo sobre as “deixas” para meter conversa com Streep é um charme. Os comboios são um encanto...

-Filipe Samuel-

Desejo concedido

No sábado à tarde, o meu mano ligou-me a contar aonde estava: no Starbucks! E lá fiquei eu a imaginar as dezenas de variedades de cafés e aromas, os bolos, o ambiente e a visualizar os copitos tão bem conhecidos na minha mente. Desde há muito que sou fã da dita loja, primeiro devido aos filmes, confesso, depois o sentimento tomou outras proporções quando em 2002 fui aos Estados Unidos e estive sentada num. Oh... mas que momento histórico! Bem, mas avancemos. O meu mano, ou melhor, mui querido mano, trouxe-me do Starbucks um termo catita com café (já não cheio, pois a tentação foi forte demais para ele e foi bebendo uns goles pelo caminho...) Adorei, maninho! (acho que deu para perceber...) E no sábado, lá estarei eu sentada com livro e um café! Bigadão! Love yu! (Rediscover. Renew. Be happy. Balance. Be better. Indulge. Love. Keep it simple.)

8 Sonhos...

A sis lançou o desafio.

  1. Escrever uma lista de 8 coisas que sonho fazer ou com as quais sonhe.


  2. Convidar 8 bloguistas a responder ao mesmo.


  3. Comentar no blog de quem partiu o desafio.


  4. Comentar no blog de quem desafiamos.


  5. Publicar as regras.
Então aqui ficam os meus 8 sonhos (8?!? bem, talvez mais alguns....)

  1. Encher o meu lar de amor, alegria, confiança, criatividade, generosidade e amigos sempre. Um local repleto de memórias que um dia os meus filhotes possam recordar com uma doce saudade. Construir juntamente com o meu marido um porto de abrigo seguro onde os meus filhos e todos se sintam amados, queridos e valiosos.


  2. Fazer uma viagem missionária em família e trabalhar no Ministério com projectos criativos, através da música e teatro, com crianças e jovens.


  3. Abrir um lar para crianças abandonadas e uma casa grande e acolhedora para os sem-abrigo, onde possibilidades, esperança e amor fossem concedidas de forma real.


  4. Viver numa cidade pequena (estilo Stars Hollow da série Gilmore Girls), numa casa de madeira, onde todos se conhecessem, fossem amigos desde sempre e de alguma forma vivessem o dia a dia em conjunto. Ter uma casa na árvore. (um sonho que tenho desde miúda).


  5. Ter os meus melhores amigos de infância e adolescência mais perto sempre, ver as pessoas que mais amo felizes e escrever um livro para crianças.


  6. Voltar ao Canadá e Inglaterra com a famelga, ir à Noruega e ao Yosemith Park e tirar muitas, muitas fotografias.


  7. Andar de asa delta e balão de ar, nadar com um golfinho e ser professora de Desporto (um sonho que se perdeu algures pelo caminho...).


  8. Abrir uma "loja dupla", com livros infantis e música para todas as idades. Um local acolhedor, com chá e bolos caseiros, onde houvesse espaço para as crianças (e não só) estarem, fazerem trabalhos manuais, lerem, ouvirem música e criarem...com workshops regulares e informação vária disponível. Onde histórias fossem lidas e a imaginação estivesse à vontade para voar... (um sonho que eu e a sis partilhámos há uns anos atrás...)

E os próximos 8 escolhidos para tão nobre tarefa são: Primo Daniel e Renata, Dina, Sílvia, João Cid Júnior, Ana, Rute Cavaco, Elizabete e os amiguinhos do "God is Moving". Let`s keep dreaming!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Um dia na Escola

A convite da Professora Fatinha, fui à escolinha do Sammy fazer bolachinhas divertidas com os meninos da sala dele. (Fun, fun, fun!) Logo à chegada, uma das meninas mais novinhas veio ter comigo e abraçou-me. Só por esse momento o dia já tinha valido a pena, mas como esse momento houve vários que tornaram um dia cinzento num dia muito sorridente. Havia uma menina muita engraçada que arranjava sempre maneira de escapar e vir espreitar de perto o que estava a acontecer na mesa onde as bolachinhas eram preparadas. Todos ajudaram com entusiasmo a fazer as bolachinhas usando formas várias e houve duas meninas que se empenharam bastante a enfeitar as últimas fornadas.


O Jojó gostou muito da visita e já me perguntou se amanhã pode ir com o mano...

Foi um prazer estar com um grupo de meninos tão queridos e genuínos, cheios de amor para dar. Antes de irem para casa desenharam o dia passado na escola e uma menina veio dar-me o seu desenho. Adorei ver os detalhes, a forma da borboleta, as bolachas enfeitadas, a mesa ... eu... Já está no nosso frigorífico. (Obrigada à prof. Fatinha pelo amável convite. Foi uma alegria passar o dia convosco!) Para ver mais sobre o dia clicar aqui.
Um abraço da menina no início do dia na escola e outro em casa quando o Marcos que ficou com a tia Aninhas chegou. Deu-me uma abraço meigo e demorado, daqueles que nos fazem lembrar de como é bom regressar a casa.

Momentos de terça e quarta- feira

Inventar música a dois...

Fazer prendas para ao papá que faz anos. A foto acima mostra algo que o Sammy fez na escolinha e desde então não pára de fazer cá por casa. O papá recebeu cinco no dia de anos, todos com efeitos diferentes.
Fizeram desenhos e o Sammy fez um livro onde desenhou cada um de nós... e ainda... um robot, um planeta que ninguém visitava e por isso estava triste e uma borboleta. Não me canso de ver os desenhos dele e de ouvir as suas explicações. A sua imaginação não descansa...
A sempre fiel companhia do Flippy que para sua infelicidade tornou a cruzar-se com a poderosa tesoura do Jojó... uns bigodes a menos...
A saga da plasticina...
A hora da história- Depois de lermos o livro dos contos das cores, a história com a cor azul foi até agora a minha favorita (falarei depois acerca), escolheram um livro que a avó Amélia lhes deu, que pertencia ao papá quando este era pequeno e foi sonhar de olhos abertos...
O novo jogo da memória que os padrinhos do Sammy deram que ajuda a concentrar, observar, memorizar, esperar, divirtir e a aprender as cores e os números.Fazer macacadas pelo chão antes da hora do jantar...

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

It´s your day!

És muito importante e especial para nós, amamos-te muiiiiito e estamos gratos a Deus pelo presente que és na nossa vida. Happy day! Um kiss grande meu, um abraço dos meninos... e uma lambidela do Flippy! Wo ai ni!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Saudade...

Acabei de ler o seguinte no livro "Lar, Doce Lar" do Dr. James Dobson.:
"Ha muitos anos, uma menina de quatro anos, chamada Sandra Louise Doty sentou-se no balcão da florista enquanto a sua avó acabava de atender uma cliente. Quando ficaram sózinhas, a menina começou a descrever o que para ela era uma avó. A idosa senhora anotou as palavras da sua neta que têm corrido mundo, na seguinte composição:
O que é uma Avó!
"Uma avó é uma senhora que não tem os seus próprios filhos, por isso gosta das meninas de outras pessoas. Um avô é um homem avô. Sai para passear com os meninos e falam sobre pesca, tractores e outras coisas do género. As avós não têm o que fazer excepto estar ali. Elas são mais velhas que as mamãs por isso não devem brincar muito nem correr. Já fazem muito quando nos levam aos lugares onde há os cavalos de mentira e levam no bolso um conjunto de moedinhas separadas. Quando nos levam a passear andam devagar para ver as folhas bonitas ou as lagartas. Elas nunca dizem "depressa"! Quase sempre são gordas, mas não tão gordas que não possam atar os sapatos das crianças. Elas usam óculos e roupas debaixo esquisitas e até podem tirar os dentes e as gengivas. Não têm de ser inteligentes, somente responder a perguntas como "Porque é que os cães preseguem os gatos e Deus não é casado?" Quando lêem para nós, não saltam páginas nem parágrafos e prestam atenção para ver se é a mesma história outra vez. As avós são os únicos adultos que têm tempo."

Saltam à vista coisas como: atenção, valorizar as coisas pequeninas, tempo e amor...

Oh... se eu vos falasse da minha avó e de todas as memórias que tenho dela!...Tenho saudade... Aquela saudade que parece não caber dentro do peito de tão imensa que é. Uma saudade sem tamanho... Tão real que quase posso segurá-la na minha mão.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Today...

O Sammy hoje ficou em casa. De manhã, logo a seguir ao pequeno-almoço tardio, fizémos a meditação com o novo "livro" que foi distribuído na igreja. O tema era "Deus ama-nos". Tal como sugerido, fiz com eles uma lista com o nome das pessoas de quem gostam. Acho que devia ter arranjado uma cartolina maior... Fiquei contente por ouvi-los enumerar o nome de familiares e amigos de uma forma tão natural e espontanea. A lista foi colocada no quarto deles e cada dia iremos lembrar uma pessoa em oração. O arco-írios continua a trazer cor aos nossos dias de semana. Hoje falámos da cor verde, que contava a história de uns duendes verdes que tinham o importante papel de alertar as pessoas para a reciclagem e cuidado que devem ter com o planeta. Colámos relva e folhas que farão parte do cenário final.
Os padrinhos do Sammy deram-lhe as prendas no domingo e ele está apaixonado pelo mini conjunto de plasticina que recebeu. Passaram muito tempo esticando, amassando e moldando pequenas coisas.
O Marcos, depois de um susto que apanhou no dia de Natal, deixou de andar sózinho e agora passa o tempo a gatinhar ou então a pedir a nossa mão para andar, o que não o impede de perseguir o Flippy por todo o lado. É bonito ver a cumplicidade existente entre os dois.
À tarde fizeram postais para dois amiguinhos e uns desenhos para enviar por correio (surpresa!) Não resisti a mostrar este do Jojó com o qual me deparei quando voltei da cozinha. Amei! Mas não me posso entusiasmar, pois fê-lo a pensar em alguém. O giro é que acho que não tem noção do que fez, simplesmente foi desenhando e apertando o tubinho da cola brilhante...

Para o lanche fiz pão no forno, pois o Sammy já me tinha pedido para o fazer há algumas semanas. A verdade é que soube muito bem comer um pão quente com este frio que se faz sentir.
No início da noite a luz faltou no bairro, deixando a casa completamente escura. Depois de andar às aranhas a tentar apanhar o Marcos algures pelo chão da sala e tentar juntar o Sammy e Jojó ao pé da janela, onde sempre se via a luz de um carro de vez em quando, lá consegui ir buscar fósforos e acender umas velas. Sentámo-nos em almofadas junto à janela da sala e inventámos histórias.
A partir de hoje tenho uma lanterna por perto.