Mostrar mensagens com a etiqueta bolos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta bolos. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 3 de junho de 2015
bolo de cenoura
Quando as cenouras abundaram cá em casa, fez-se bolo.
ingredientes:
* 250g farinha com fermento
* 2 colheres de chá de canela
* 350g de açúcar
* 300ml de óleo
* 4 ovos grandes
* 350g de cenoura ralada
* nozes qb
Vai ver que não se arrepende.
sexta-feira, 29 de maio de 2015
porque o amor gera mais do mesmo.
O Marcos teve este ano duas professoras estagiárias na sala dele a trabalhar. Falou sempre delas com muito carinho e contava entusiasmado o que tinham feito em cada aula. A uma delas escreveu um bilhete a dizer que era a melhor professora do mundo. A partir daí, a Márcia começou a trata-lo por "melhor aluno do mundo". Esta semana foi o último dia em que estiveram com a turma. Mimos foram dados a quem abraça o que faz com carinho.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
bolo na caneca
Não sou uma grande fã, confesso. O processo de fazer um bolo deveria exigir alguma paciência, enquanto cresce no forno. Mas... à tardes que o pedem. E giro de fazer até que é!
receita:
juntar 4 colheres de sopa de farinha com fermento e de açúcar. mexer. juntar 2 colheres de sopa de cacau ou chocolate em pó. mexer novamente. adicionar 1 ovo. tornar a mexer. juntar 3 colheres de sopa de leite e de óleo. mexer muito bem. levar ao micro-ondas durante 3 minutos.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2015
madalenas
A simplicidade das madalenas! Às vezes, é o que basta. Com um chá quente, numa pausa, a meio da tarde. Recomendo vivamente.
ingredientes:
*200g de açúcar em pó
*raspa de 1 laranja e de 1/2 limão
*4 ovos
*200g de manteiga ou margarina
*200g de farinha
*1 colher de chá de fermento em pó
*1 pitada de sal
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
quarta-feira, 7 de janeiro de 2015
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
uma festa diferente
[foto acima tirada pela Mimi]
O dia não correu exatamente como planeado. O Marcos passou a noite no hospital, após não parar de vomitar. Esteve a soro e retornou a casa pouco antes da festa ter início. Passou metade da tarde a dormir no sofá, mesmo com os amiguinhos à volta dele. Não comeu nada. Teve febre. Não pulou, nem correu, nem jogou à bola. Eu, não tirei fotografias, nem mesmo às bandeiras loucas que pendurámos lá fora, que o Marcos nem chegou a ver. Apresentei-me às pessoas com cara de quem passou a noite em branco, porque na realidade, foi isso mesmo que aconteceu. Mas...
Guardamos a imagem dos amigos que ajudaram, antes e depois da festa. Dos colegas do Marcos que chegaram com vontade de o abraçar e o rodearam no sofá, onde estava deitado. Dos primos que o seguraram ao colo e o abraçaram vezes sem conta. Dos amigos e familiares que nos brindaram com a sua presença, carinho e companhia. Do mano mais velho que sorria quando o via sorrir e do Jojó que o tapou com uma manta, quando ainda antes da festa terminar, adormeceu novamente no sofá.
Porque não há um dia, nem um sequer, que esteja nas nossas mãos.
Gratidão é palavra de ordem.
sábado, 7 de junho de 2014
demorar 10 dias a fazer um bolo.
É daqueles bolos em que nos dão uma caneca com massa e nós vamos acrescentando algo durante alguns dias, até finalizar. Um dia junta um ingrediente, noutro mistura, noutro não mexe! Os 10 dias chegaram ao fim e hoje pude finalmente completar a massa e colocar o bolo no forno. Catarina, done!
segunda-feira, 21 de abril de 2014
lembrete
Parar antes do reinício das aulas e pensar que queremos fazer da Páscoa, da ressurreição, uma verdade e alegria diárias na nossa vida. Que assim Deus nos ajude!
Etiquetas:
à mesa,
bolos,
family life,
Páscoa,
vida cristã
quinta-feira, 20 de março de 2014
queques fofos de laranja
ingredientes:
* 170g de farinha com fermento
* 170g de manteiga
* 170g de açúcar branco
* 3 ovos grandes
* 2 colheres de chá de raspa de laranja
* 70 ml de sumo de laranja fresco
Bater o açúcar com a manteiga até formar um creme homogéneo.
Juntar os ovos e a farinha e misturar bem.
Por fim, adicionar a raspa e o sumo de laranja.
Colocar em pequenas formas de papel e levar ao forno.
Simples e muito saborosos.
nota: se quiser viver de forma radical, transforme os queques em cupcakes com creme.
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
bora fazer um bolo?
Nos dias de chuva, sabe-me bem fazer um bolo simples. Sentir o cheiro a invadir a cozinha e a espalhar-se pela casa. Prepará-lo com amor. É também relaxante.
Receber os meninos da escola com um bolo na mesa é roubar-lhes um sorriso grande logo à entrada da porta. Depois é saboreá-lo ainda morno, trocando palavras boas.
receita
ingredientes: 140g de manteiga sem sal, 140g de açúcar mascavado, 2 ovos grandes batidos, 140g de farinha com fermento, 1 colher de chá de canela, 1/2 colher de chá de noz de moscada, 2 colheres de sopa de leite, maçãs, 55g de sultanas [eu optei por não colocar].
* bater bem o açúcar e a manteiga até obter uma massa fofa.
* gradualmente, juntar os ovos e continuar a bater.
* juntar a farinha, a canela e a noz moscada à mistura e misturar com delicadeza.
* acrescentar o leite e as sultanas e bater novamente.
* deitar a primeira camada de massa numa forma redonda.
* cortar as maças às tiras e colocar uma parte sobre a primeira camada de massa. cobrir com uma segunda e última camada de massa e por último, tornar a colocar tiras de maçã.
* levar ao forno a 170º, durante mais ou menos 15-20 minutos.
Vá, do que é que está à espera? Hoje é sexta feira e vem aí o fim de semana. Faça um bolo!
Subscrever:
Mensagens (Atom)













