domingo, 25 de setembro de 2011

[objectos com história]


Estes dois conjuntos fazem parte da minha infância. Incrível, o poder de um simples objecto! As imagens, pessoas e momentos que ressuscitam em nós. Esta loiça antiga leva-me de volta aos bazares, lanches e jantares da igreja onde cresci. Se fechar os olhos ainda vejo a minha avó Guida e a D. Emília, ou Mimi, como eu lhe chamava em pequena, na cozinha a servirem arroz doce, rissois, pasteis de bacalhau, fatias de bolo de laranja e queques de cenoura. Ainda sinto os cheiros da comida, dos produtos feitos à mão que eram vendidos e da mobília antiga. As vozes dos amigos a conversar, a rir e das crianças a brincar acendem-se na minha mente. Em criança temos um mundo próprio que se desenrola entre o mundo dos adultos. Lembro os jogos que faziamos no salão, a selva e o lugar seguro. Depois, de vez em quando, um adulto ousava entrar na nossa selva. Que atrevimento! Então, transformavam-se num monstro ou animail feroz que tinhamos de evitar ou às vezes de combater, caso apanhássemos um adulto que ainda se lembrava de como era ser criança e conseguia entrar numa brecha do nosso mundo imaginário. Mas apenas o conseguiam por momentos. Só nós que viviamos dentro dele conseguiamos permanecer nele o tempo todo, até os pais irem embora ou a igreja fechar. Aí, saimos do túnel e regressávamos à realidade dos adultos. Nessa altura, ou quando a minha avó Guida chamava o meu nome com uma chávena de chá de limão na mão. As chávenas estão comigo desde ontem. Só não tenho as gentis mãos da minha avó para segurarem nelas. E há alturas em que me fazem tanta falta...

4 comentários:

Anónimo disse...

Rute,

como eu te entendo tão bem! A nossa vida é construída com memórias, recordações, umas boas e outras menos boas, mas todas elas são importantes para o nosso equilíbrio. Pobre daquele cuja vida não é preenchida com essas recordações. Beijinhos

Anónimo disse...

gosto especialmente da primeira :-)

"God gave us memories that we might have roses in December."
- J.M. Barrie, Courage, 1922

que a doçura das lembranças te acalme a alma, sis *

bitas disse...

a primeira também é a minha favorita :) as memórias fazem parte e são boas... aconchegam "cá dentro" :)

lembra-te que na ausência das mãos gentis da tua avó (até que voltes a envolvê-las nas tuas próprias mãos...), tens AS maiores mãos que existem ;)

Rute Carla disse...

Ó srª "anónima", és das memórias mais queridas que eu guardo comigo.

Sis e Bitas,
hug:)