sexta-feira, 23 de setembro de 2011

welcome Fall!

Os nossos passos encontram folhas no chão. Os pensamentos vão voando com elas. O vento leva algumas coisas, mas também traz novas oportunidades. A tristeza de deixar, o entusiasmo do que está por chegar. É a harmonia frágil da vida e suas mudanças. O cheiro a lápis de carvão com o início da escola, a antecipação do Natal, as noites e manhãs frescas em que apetece novamente uma manta e uma caneca de chá quente. Está aí o Outono!



Uma vassoura para varrer as folhas imaginárias, feita pelo Jojó. [detalhe: virada ao contrário, transforma-se numa flor]. Para quando viver o Outono se tornar penoso.
Em jeito de celebração pela chegada da nova estação, as batatas assadas chegaram à mesa do jantar. Usei a salva que a amiga Shana me deu para obter aquele gosto especial.

[receita: descascar as batatas e lavá-las muito bem com água fria. cortá-las aos pedaços e colocar numa panela com água fria. deixar ferver e cozer durante 10 minutos. escorrer muito bem e colocá-las num tabuleiro com manteiga no fundo. temperar com sal e pimenta preta moída. levar ao forno previamente aquecido durante 30 minutos. entretanto, preparar a seguinte mistura: folhas de salva, alhos inteiros ou cortados ou meio, casca de uma clementina [pode ralar ou, se preferir, cortá-la em pedaços] e azeite. misturar bem e guardar. retirar as batatas do forno e esborrachá-las ligeiramente. espalhar a mistura da salva por cima das batatas e levar novamente ao forno durante mais 30 minutos, até estarem coradinhas e suculentas].


E a celebração continuou após o jantar. Em vez da habitual leitura do livro no quarto, as canetas ganharam vida no papel, na mesa da cozinha. E é sempre uma delícia ver os resultados e ouvir as explicações do que cada um desenhou. Separar um momento calmo e descontraído para o fazerem sempre resulta bem. Interessante como a  dada altura deixamos de desenhar, normalmente porque achamos que não temos jeito para o fazer. Talvez não tenhamos mesmo, mas o engraçado é que nesta altura, a maioria da criança desenha, sem pensar muito se tem realmente jeito para tal. Coloca no papel o mundo como o vê, sem receio. Ingenuidade que ainda não está manchada por complexos. Deixem-me agarrá-la o tempo que puder. 



E para terminar e porque fui bombardeada por bebidas idênticas no mundo dos blogues, à volta do mundo... não resisti. Chocolate quente para todos! E os vivas ecoaram pela cozinha. [derreti ao lume uma tabulete de chocolate de culinária com leite e natas. juntei chantily e syrup. obrigatório beber muito devagar].
Nesta estação do ano, gostava de presenciar e viver cenários como este. De observar as folhas a vestirem-se de amarelo, vermelho e castanho. De dançar entre elas e sentir aquela frescura revigorate com que o Outono nos presenteia após os dias quentes de Verão.

Welcome Fall!

1 comentário:

Anónimo disse...

sweet, sweet autumn...
apetece desenhar, enrolados numa manta, com uma caneca de hot chocolate nas mãos *

sweet drawings from sweet boys *