sexta-feira, 15 de outubro de 2010

aproveitando...

Sexta-feira. Uma oportunidade para aproveitar aquela comida já feita que anda pelo frigorífico. Frango assado, foi o que encontrei. Resolvi usá-lo da maneira que a malta cá de casa mais gosta. Então cá vai:

* desfie o frango assado e refogue durante uns minutos em azeite, juntamente com cenoura cortada aos bocadinhos. Adicione cebola picada e continue a refogar até alourar tudo.
* entretanto coza a esparguete "al dente". Escorra e coloque-a na mistura. Mexa e deixe um pouco ao lume, mexendo de vez em quando.

Acompanhe com uma salada simples (alface verde, alface roxa e salsa, temperadas com sal fino, azeite e vinagre balsâmico de maçã) e cogumelos preparados no dia anterior ou de manhã, para serem servidos à noite. Demora 10 minutos a preparar e depois é só deixar no frigorífico.

* 500 g de cogumelos botão
* 1/2 chávena de água
* 1 colher de sopa de sumo de limão
* 1/2 chávena de vinagre de vinho branco ou tinto
* 1 cebola pequena finamente picada
* 1 dente de alho descascado
* 1 folha de louro
* 2 colheres de sopa de azeite
* 1 1/2 de sopa de molho de tomate
* sal q.b.

1. Aqueça os cogumelos num tacho com água e limão até que a água esteja a ferver. Reduza o lume e deixe ferver durante 2 a 3 minutos. Escorra-os e coloque-os numa tigela.
2. Deite o vinagre, a cebola, o alho e o louro num tacho ao lume e deixe ferver até a cebola ficar macia. Acrescente o azeite, o molho de tomate e um pouco de sal.
3. Verta a marinada sobre os cogumelos, tape-os e deixe-os no frigorífico durante toda a noite. Retire o alho e afolha de louro antes de servir. (ops! eu esqueci esta parte)

Para a sobremesa fiz bannoffe pie.

* 1 lata de leite condensado
* 1 pacote de bolacha digestiva
* 2 bananas
* 1 pacote de natas

1. Deixe o leite condensado a cozer durante 2 horas.
2. Entretanto, pique a bolacha digestiva, não a deixando totalmente esfarelada e adicione uma caneca de manteiga derretida. Envolva tudo muito bem e coloque no fundo de um prato.
3. Corte as bananas às rodelas e coloque por cima da mistura.
4. Deite por cima o leite condensado cozido.
5. Cubra com natas na hora de servir e salpique com o que desejar. (eu usei canela)




Sem comentários: