quarta-feira, 22 de setembro de 2010

{happy birthday, dear dad!}

Esta é a fotografia de mim e do meu dad da qual mais gosto. Se calhar também tem algo a ver com o local onde foi tirada, no ABS. Foi o meu pai que me ensinou a amar aquele lugar e, só por isso, por todas as lembranças bonitas, crescimento, amigos e tanto mais, para sempre lhe estarei grata.
O meu papá é um ser humano fantástico! Com ele aprendi tanto e continuo a aprender, foi e é um exemplo para mim.

Amo ...
*a honestidade e seriedade com que está na vida
*o seu amor e fidelidade a Deus
*o seu exemplo de fidelidade em meio às circunstâncias mais adversas, desiluções e ingratidão (vale sempre a pena papá, mesmo quando parece assim não ser...)
*o modo como sempre se entregou a 100% na obra, servindo com um coração íntegro e amoroso
*a sua generosidade para com os outros
*o seu desejo de saber e aprender sempre mais
*o seu talento natural para arranjar tudo numa casa e construir coisas em madeira
*ouvi-lo tocar clarinete
*a sua capacidade e entusiasmo ao dar aulas
*vê-lo brincar com os netos com aquele brilhozinho nos olhos...
*o seu abraço
*o facto de me ter ensinado a gostar de livros, castelos, histórias, natureza, viagens, fotografia... e de me fazer sentir sempre segura e amada no meu lar

Recordo...
*o tempo em que cantávamos juntos no coral da igreja, a vozes
*os serões a ver slides antigos que preparávamos para as noites de aniversário ou Natal
*o entusiasmo que me transmitia ao domingo pelo manhã, na hora de sairmos para a igreja
*as corridas que dava comigo na rua, na estrada, ao pé de casa.
*os pequenos-almoços deliciosos que me preparava (ovo na tacinha, torradas de pão alentejano com manteiga na chapa, cereais)
*a alegria bonita e entusiasmo que me transmitia sempre que andávamos de avião
*os dias em que lhe tirava os cabelos brancos com uma pinça (lembro-me bem de serem três, depois sete, onze e de começarem a espalhar-se... mas não faz mal, estás lindo assim!)
*os Invernos em que íamos buscar o pinheiro de Natal e o cheiro que se espalhava pela sala
*as suas cantorias engraçadas e lengalengas nas excursões da igreja
*o seu amor imenso por Deus, pela igreja e pessoas (poucas coisas me terão marcado tanto até hoje)
*as ídas à feira do livro depois das reuniões de quarta-feira
*as ídas às comprar e o regresso a casa com queijo de cabra, azeitonas, doce de amora, pevides, amendoins e banana fritas
*as tardes a comer figos ou uvas com pão na Farinha Branca
*as vezes que regressava do banco com algumas folhas de talões de depósito para eu preencher e brincar
*os largos minutos que passava a ensinar-me a escrever
*as noites em que me levava ao colo para a minha cama, depois de eu adormecer
*a sua cadeira da secretária que girava, a máquina de escrever e o som característico que vinha do escritório
*a imagem do meu papá, sentado à secretária, de Bíblia aberta...
*e tanto, tanto mais...

Dia feliz, papá!


2 comentários:

Anónimo disse...

Que coisa bonita! Obrigado! Mas não exageres filhota. Os meus netinhos estão bonitos, bonitos... e queridos! Um jinho grande para todos vós. Papá/Vovô e Mamã/Vovó

Anónimo disse...

Linda homenagem!
E tenho a certeza que não exageraste.:)
Dina