quinta-feira, 22 de abril de 2010

{cheira e sabe bem}

Após dois dias passados praticamente na cama, a febre hoje deu-me tréguas e a dor de cabeça também. Só falta a dorzita na garganta e pescoço ir embora de vez. Depois da amigdalite ter apanhado o Sammy apanhou também o Jojó e a mim. Coisa tramada! A minha sogra passou cá os últimos dias ajudar-me com os miúdos.
Hoje já senti saudades de cozinhar, de misturar ingredientes, cheirar e de colocar algo na mesa. Como as forças ainda não eram muitas e a dispensa estava um pouco em baixo, aproveitei o restante frango assado que tinha no frigorífico e juntei-lhe alguns ingredientes disponíveis. A ideia era fazer um arroz no forno, mas os miúdos insistiram que queriam massa eu fiz-lhes a vontade. Desfiei o frango assado e coloquei-o numa frigideira com um pouco de azeite e bacon picado. Deixei alourar bem e juntei cebola e alguns dentes de alho, tudo bem cortadinho. Misturei e deixei novamente alourar tudo. Juntei ananás aos pedaços, milho, salsa picada e coentros em pó. Misturei bem, deixei alourar um pouco mais. Por fim misturei a massa. Mexi de novo e deixei um pouco no lume. Gosto muito desta massa macarrão porque casa sempre bem com qualquer ingrediente, quer seja peixe, carne, camarão, legumes, ovos. É óptima para fazer misturas e juntar qualquer ingrediente que tenha disponível na sua dispensa. Depois é só dar um retoque final com algumas especiarias ou frutos secos e já está! Para acompanhar preparei uma salada de tomate, alface, cenoura ralada e queijo fresco e uma taça com pedaços de melão.Ao lanche fiz um pudim de chocolate, uma receita que já há algum tempo queria experimentar. Aproveitando a desculpa da minha sogra estar cá e o facto dela ser bastante gulosa, lá fui eu num instantinho fazer algo doce. Confesso que não sou apreciadora de pudins, mas ao ver este a ser confecionado pela Nigella (sim, lá está ela outra vez), a sua textura pareceu-me diferente dos pudins tradicionais e agradou-me. É muito simples e rápido e, mais importante, delicioso! Não tem a textura do dito pudim normal, mas mais de uma mousse. Quando o fizer novamente coloco um pouco menos de açucar e em vez de untar a forma com manteiga, coloco papel vegetal no fundo. O ideal é fazê-lo em taças individuais, prontas para serem colocadas na mesa.
Então cá vai:
*derreter 125g de chocolate (tablete) e 125g de manteiga no microondas.
*misturar 3 ovos e 3 colheres de sopa de farinha. Juntar 3/4 cup de açucar branco (eu aconselho a colocarem bem menos, mas depende do tipo de chocolate que usarem). Misturar bem tudo.
*juntar o chocolate e a manteiga à mistura dos ovos. Mexer bem. A massa vai parecer uma massa de bolo.
*deitar em taças individuais e levar a um forno já bem quente durante 10m.
*retirar do forno, pegar numa colher e comer pausadamente.

2 comentários:

Kella disse...

Parece-me bem!

Anónimo disse...

Pelos seus últimos posts parece que a doença não lhe fez perder o apetite. Ou será que esse apetite não é sinal de que há novidades por aí?

Renata