quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

umas quantas coisas...

Após as festas, a nossa rotina voltou a instalar-se esta semana. Começou devagar e até com alguma dificuldade, especialmente na hora de deitar os miúdos, mas parece que tudo começa a encaixar novamente e cada um regressa à sua normalidade.
Na segunda-feira dia, o Jojó e o Marcos ensaiaram duas músicas para o jantar especial que preparámos para o papá, pelo regresso ao trabalho após as férias e para o Sammy que regressou à escola. Desejámos-lhes um bom ano de trabalho e aprendizagem em ambos os locais. O Jojó ainda os presenteou com um original dele, que, acreditem tem várias versões. Não posso dizer que esta foi a mais estonteante em termos de variações, mas foi a que filmei, durante o ensaio. O mais engraçado é que ao jantar, fez a sua apresentação com todo o cuidado e concentração, como se de um festival se tratasse. (pois, não, não filmei... Os tachos, babetes e comida pelo chão a modos que me fizeram esquecer do pormenor...As fotos são também do ensaio)

A semana tem sido marcada por um novo tempero na salada. Hum... vinagre balsâmico de maçã vermelha. Um toque doce, mas sem o ser em demasia, que combina na perfeição com a frescura dos coentros ou hortelã que tanto gosto de acrescentar. Fica aqui recomendado.
Os caracóis têm aparecido dentro de casa. Não sei se é algum desafio a que se propuseram neste novo ano, mas todos os dias temos encontrado pelo menos um.... ou será sempre o mesmo? (confesso que só agora me ocorreu esta hipótese...) É que o Marcos é sempre quem desaparece com eles...às tantas anda a guardá-lo em algum canto da casa. São um bicho querido, é relaxante observá-los de perto e os miúdos gostam de o fazer.
O Marcos retornou às suas brincadeiras favoritas. Colocar gorro na cabeça, mochila às costas, brincar com carrinhos, à apanhada e cavalinhos com os manos e jogar à bola com o Flippy. Há ainda as varridelas pela casa... pelo Flippy... há dias que o pobre coitado não tem descanso.
Tem sido um gozo ver o mais pequeno da família a esforçar-se para articular palavras e formar frases. A que mais repetiu ontem foi: "A Pipi tá aaa tála", que traduzindo quer dizer: "O Flippy está na sala." E a que mais gosta de dizer... bem... acho que não consigo escrevê-la como ele a diz, mas traduzida quer dizer: "Não me apanhas!" e é sempre dita aos manos com aquela entoação marota. Delicioso de presensear!
Na terça-feira fiz bolo de chocolate e queques de canela para o Sammy festejar os anos na escola, com os colegas e professora. O Jojó e a prima Isaura juntaram-se à festa, animados.
Um dos meus desejos para 2010, rever a série "Gilmore Girls" (Tal mãe, tal filha), está já em acção, visto que a série recomeçou no canal sic mulher. Esqueci-me de colocar um desejo na minha lista. Uma massagem... oh... e vou recebê-la este mês, se tudo correr bem (prenda de anos da sis, que está guardada à espera de uma oportunidade). Ficar estendida e tentar não pensar em nada durante alguns momentos, parece-me extremamente bem.
Os dias têm corrido sem grande planeamento, até porque estou com uma grande constipação, que começou já generosamente a alastrar para os restantes membros da família. Haja lenços!





Um dia ao jantar, juntos, enumerámos bençãos, coisas pelas quais estamos gratos no ano que passou. Os papelinhos têm crescido desde então e temos um frasco cheio! É bom confirmar a fidelidade de Deus.A sis levou-me até aqui e também eu comecei um "gratitude journal". A ideia seria escrever algo em cada dia, mas dou por mim a registrar o mais pequeno gesto, palavra ou acção que me toca de alguma forma e me faz sentir agradecida. No final do dia, tenho quase um relato do dia que passou e sorrio. Tantas são as coisas pequeninas que diariamente nos passam despercebidas... e que na verdade são o que formam o todo do nosso estado de espírito. Sugiro que vá apontando as coisas pequenas (pelas quais se sente grato) que acontecem durante o seu dia. Creio que chegará mais agradecido no final dele.

Amanhã, partilharei as "10 coisas que são para mim mais importantes", sem enumerar pessoas ou animais e o livro que nos conquistou esta semana. Não se esqueça de voltar!
Duas histórias que me tocaram especialmente durante esta semana aqui.
As primeiras camélias do nosso jardim já começaram a desabrochar....

2 comentários:

Kella disse...

A foto do caracol está muito boa mesmo!

zarah disse...

never boring, eh?

oh, as camélias... save me some to bring home :)