Mostrar mensagens com a etiqueta cupcakes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta cupcakes. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

[cupcakes de banana com cobertura de chocolate e avelã]

Saíram do forno no dia da festa de anos do Jónatas. Fica a receita .

massa:
* 120 g de farinha com fermento
* 140 g de açúcar em pó
* 1 colher [sopa] de fermento em pó
* 1 colher [chá] de canela em pó
* 1 colher [chá] de gengibre em pó
* uma pitada de sal
* 80 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
* 120 ml de leite
* 2 ovos
* 120 g de banana descascada e esmagada

- Pré-aqueça o forno a 170º.
- Junte a farinha, o açúcar, o fermento, a canela, o gengibre, o sal e a manteiga e bata com a batedeira  na velocidade baixa até obter uma consistência arenosa e até que todos os ingredientes estejam bem ligados.
- Junte lentamente o leite à mistura da farinha, batendo bem até que os ingredientes estejam bem incorporados. Junte os ovos e bata bem.
- Junte a banana esmagada e mexa até estar homogeneamente incorporada.
- Com a ajuda de uma colher, coloque a mistura nas forminhas de papel até encher dois terços e coloque no forno pré-aquecido durante 20 minutos ou até fiquem ligeiramente dourados e fofos ao toque. Deixe arrefecer.

cobertura de chocolate e avelã:
* 250 g de açúcar em pó
* 80 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
* 25 ml de leite
* 80 g de nutella [chocolate e avelã]

- Junte e bata o açúcar em pó e a manteiga com a batedeira a uma velocidade média-baixa até que a mistura fique bem ligada. Reduza a velocidade da batedeira, junte lentamente o leite e, depois de tudo incorporado, aumente novamente a velocidade. Continue a bater durante 5 minutos, até que a cobertura esteja leve e fofa.
- Junte e misture à mão a pasta nutella até ficarem bem ligados à cobertura.
- Coloque a cobertura em cima dos cupcakes já frios e rale chocolate negro ou ternmine com algumas avelãs no topo de cada cupcake.
- Desfrutar sempre devagar...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

{deliciosa tentação}

Os cupcakes são uma das minhas perdições. Uma dentada vagarosa num e o mundo ganha outra cor. Estes foram feitos num serão da semana passada e alguns ainda seguiram viagem até à escola do Jojó. De canela, com cobertura de menta e de baunilha. Uma perigosa delícia!



Eu bem tento come-los menos vezes, mas é uma luta muito difícil de travar. A minha vizinha Carla tocou à campaínha ontem de manhã com este prato na mão.
E como um dia não são dias, foram comidos ao pequeno-almoço. O açúcar dá energia, não é?
Saí para comprar pão e lá estavam eles todos bem arranjados à minha espera. Voltei para casa com dois.
Um doce dia para si!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

{salada de frango e cupcakes de laranja}

*cortar pedaços grandes de alface verde e roxa.
*colocar os peitos de frango com pele dentro de um saco de plástico em vinho, azeite e alho. deixar algumas horas no frigorífico.
*retirar do saco e levar ao forno 30 minutos.
*retirar do forno. quando estiver morno ou frio cortar em pedaços e juntar à alface. regar com molho vinagrete.
*acrescentar pinhões e sultanas douradas.
*salpicar com salsa.


[receita dos cupcakes de laranja com cobertura de creme de queijo, aqui.]
E não deixem de espreitar estes cupcakes de aspecto delicioso.
Uma tarde doce para todos!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

terça-feira, 18 de maio de 2010

{entre livros, algodão doce e cupcakes}

No sábado à tarde fomos à Feira do Livro com o Tiagão e a sis. Foi uma visita rápida, mas soube bem estar cercada de livros e perder-me um pouco com as personagens das editoras Kalandraka e Planeta Tangerina. Descobri este livro, pelo qual me apaixonei e este, que há tanto tempo andava a namorar, veio comigo para casa, presente da sis (thanks, again). Ainda na feira, o Tiagão trouxe-nos a boa nova. Havia uma barraca de cupcakes!!!! E lá caminhámos nós para uma montra cheia de cor, bastante tentadora. A massa do cupcake era muito boa, mas a cobertura de menta deixou muito a desejar... talvez por não saber a menta? Passeámos pela feira com 3 balões na mão. Quer dizer, mais ou menos, pois dois deles voaram num instante. Mas não fomos únicos a libertar balões. Volta e meia lá viamos um a voar no céu. O Marcos achou o fenómeno bastante curioso e passou o resto da tarde a olhar para cima.

Depois dos livros, balões, algodão doce e da prova dos cupcakes... vieram mais cupcakes. Desta vez na Tease, no Bairro Alto. E agora a situação inverteu-se, uma boa cobertura de queijo e uma massa (red velvet) um bocadinho seca, nada fofa. Mas o espaço era interessante, apesar de ser pequeno e estar apinhado de gente. De qualquer forma, nada como fazer e comer cupcakes em casa.