quarta-feira, 26 de outubro de 2011

[simples e boas]

A cozinha cá de casa é um lugar agitado. Na realidade há dias que parece que entro nela de manhã e saio apenas à noite. Pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar, ceia e por aí fora... A preparação de algo vai acontecendo quase a todo o momento. Volta e meia recebo emails de mães que me pedem receitas ou ideias para refeições simples. Isto de cozinhar diariamente pode tornar-se cansativo, especialmente para as mães que passam o dia fora. Aqui ficam algumas sugestões de pratos simples, rápidos e deliciosos. Porque preparar uma refeição para as pessoas de quem gostamos é, a meu ver, algo precioso.
As couves da nossa "horta" vão espreitando e algumas já se transformaram. Couve salteada em manteiga ou azeite e alho picado, óptima para acompanhar os mais variados pratos e o tradicional caldo verde que o meu Samuel tanto gosta. Faço-o com batatas, couve, uma cebola grande, alguns alhos, azeite, sal e... o ingrediente secreto: cenoura ralada. Foi assim que aprendi com a minha mãe. Acreditem, faz toda a diferença no sabor. [não, não me esqueci do chouriço, por norma não coloco]

O tomate, também da horta, deu origem a uma sopa de legumes inventada. Gosto de inventar sopas e continuo a achar que são normalmente as mais saborosas. Os ingredientes que usei? Hum... pois, vamos ver se me recordo. Penso que usei: cebola, alho, alho francês, courgette, abóbora, cenoura, azeite, sal, coentros e claro, tomate. Simples e sabe tão bem nas noites mais frescas. Aconchega.

Gosto de pratos com massas e em como ficam bem com quase tudo. Esta é bastante simples. Refogar num pouco de azeite uma cebola e alguns alhos picados. Entretanto, cozer o esparguete, não deixando [de preferência] passar do ponto. Cozer ervilhas em água e sal. Guardar. Juntar ao refogado miolo de camarão descongelado e cogumelos frescos cortados. Deixar alourar, mexendo um pouco. Juntar as ervilhas cozidas, o esparguete e deixar refogar tudo mais um pouco, misturando muito bem todos os ingredientes. Pode ainda juntar nozes ou amêndoas. Nós, cá em casa, gostamos ainda mais deste prato no dia seguinte, aquecido no micro-ondas com queijo por cima. É só fazer a mais e ganha uma refeição para um outro dia.
 
Levar ao forno num recipiente próprio o seguinte: folhas de salva regadas com azeite, pedaços de abóbora e pão temperados com sal, pimenta preta e azeite e 2 ovos. Se juntar queijo, melhor ainda. [adaptado de algo que a sis me preparou há uns tempos]. À direita, uns noodles simples com queijo derretido e oregãos.
Batata assada coberta com queijo, ovos cozidos, beringela assada com azeite, sal e pimenta preta, salada, frutas, azeitonas e sumo natural de maçã.
Mais um prato de massa. Preparar o mesmo refogado com cebola e alho. Juntar medalhões de pescada cozidos e desfiados, tomate picado e continuar a refogar. Juntar a massa cozida e salsa picada.
 E para um lanche ou serão relaxado...

-brownie com gelado de baunilha
1 cup de manteiga/ 2 cups de açúcar/ 3 ovos/ 3/4 cups de cacau/ 2 colheres (sopa) de óleo/ 1 colher (chá) de aroma de baunilha/ 1/2 colher (chá) de sal/ 1 1/4 cup de farinha.

Derreter metade da manteiga. Adicionar o cacau e o óleo e deixar arrefecer. Juntar a outra metade da manteiga com o açúcar e bater. Juntar os ovos, um de cada vez e o aroma de baunilha. Misturar bem. Juntar a mistura de chocolate, mexer bem e finalmente juntar a farinha. Bater, colocar numa forma rectângular e levar ao forno. Comer quente com uma ou mais bolas de gelado de abunilha ou noz. [se desejar pode adicionar nozes picadas à mistura do bolo ou então colocá-las por cima no final.]


-bolo de maçã [ultimamente, o meu preferido para saborear com uma chávena de chá quente]
1/2 cup de manteiga sem sal/ 2 ovos grandes/ 2 cups de farinha com fermento /1 colher (chá) de bicarbonato de sódio/ 1 colher (chá) de canela/ 1/ colher (chá) de sal/ 1 cup de natas/ 1 colher (chá) de baunilha/ 2 cups de maçãs descascadas e cortadas aos quadrados.

Bater muito bem o açúcar com a manteiga. Juntar os ovos, um de cada vez e bater após cada adição. Noutra tigela, juntar a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela e o sal. Mexer. Juntar aos ingredientes molhados, alternado com as natas e a baunilha. Mexer bem, juntar os bocados de maçã e envolver.


-cupcakes de banana com cobertura de manteiga de amendoim.
Estes foram "inventados", mas pode seguir esta receita.

Cozinhe com alegria e amor e a diferença será notória. Votos de minutos e horas bonitas na cozinha!

3 comentários:

Renata Marques disse...

Parece tudo muito apetitoso, também gosto de comidas inventadas, as sopas aqui nunca têm receita, um pouco disso, daquilo e daquilo outro. Costumo sempre usar ervas (hortelã, coentros, salsa...). Abriu meu apetite!

Anónimo disse...

a comer com os olhos aqui deste lado :-)

Anónimo disse...

Já retirei algumas receitas... o pior são as sobremesas, mas esses cupcakes de banana... nhamm nhammm...!!

Nessa