sexta-feira, 24 de junho de 2011

de volta ao secundário por um dia

Se as máquinas do tempo fossem uma realidade, uma das minhas escolhas seria, sem qualquer dúvida, regressar ao tempo em que andava no secundário, na área de Desporto.
No sábado passado tive um vislumbre desse desejo ao voltar à minha escola secundária para um encontro de ex-alunos e "despedida" dos professores de Desporto, Rogério Mota e Margarida. [aqui entre nós, ao falar com o prof. Mota, fiquei com a sensaçao que ainda não é desta que a reforma chega]
Apesar de sermos poucos e de não estarem presente a maioria dos meus amigos e colegas, foi incrível poder rever um ou outro sorriso conhecido, alguns dos quais não via há quase 20 anos e conhecer os respectivos rebentos.
O entusiasmo em regressar e estarmos juntos na nossa escola era quase palpável e foi com uma alegria imensa que novamente tornei a jogar basket no pavilhão desportivo, agora todo renovado, sem o perigo de ganharmos uma farpa em alguma zona do corpo. Oh... os jogos, as aulas de Desporto prático e teórico, os torneios inter-turmas e inter-escolas, as corridas, as danças, o espirito de equipa e inter-ajuda, os desafios... o ir além do nosso limite...
A história do D.Dinis foi construída com muitas histórias, memórias, sonhos, amizades, crescimento, jogos, acampamentos e desafios. Sentimentos, actividades e pessoas. Tudo misturado e guardado na memória com um carinho especial pelo lugar onde tanto sonhei, ri, chorei, aprendi e cresci e pelas pessoas que se cruzaram ao longo desse percurso. Algumas delas acompanham-me até hoje. Como disse uma ex-aluna, o D. Dinis é para nós intemporal.

[foto acima tirada pela Nessa]



Depois do basket e vollei, tivémos uma aula de aeróbica com um professor muito castiço. O Jojó e o amigo Miguel desfrutaram cada segundo com um entusiasmo e empenho fenomenal.


Foi com alguma emoção que tornei a ver a D.Ana, que pertencia ao concelho executivo da escola e a D. Matilde da secretaria, já reformadas há alguns anos. Vieram os abraços e os olhos molhados. Histórias diferentes, mas unidas por o mesmo local para onde outrora caminhámos diariamente, onde vivemos tantas experiências, enfrentámos desafios e amadurecemos. Um marco bonito na nossa vida.
Actualmente, os torneios já não param a escola e mobilizam a população do bairro e de outras escolas como antigamente. As árvores são menos e os corredores mais, mas mesmo assim, pude ver nos actuais alunos de Desporto, que estiverem a acompanhar as actividades dos nossos filhotes, um olhar sonhador, enamorado e cheio de esperança. Ao observá-los, vi-me com 15, 16 anos outra vez. Nas suas caras li uma palavra: possibilidade.


Alunos, professores e funcionários de épocas diferentes estiveram juntos para homenagear os professores de Desporto. São pessoas especiais. Durante 40 anos têm dado o melhor de si e do seu tempo à escola. Entregam o seu coração a cada aluno, funcionario e colega professor, tratando todos com o mesmo respeito, cuidado e interesse. Lutaram sempre por unir todos num propósito comum, o de educar, formar e incentivar pessoas. O discurso do prof. Mota foi um momento emocionante que me fez recordar alguns episódios. E as memórias foram chegando ao longo do dia, tipo avalanche ou devagarinho, fazendo sorrir e unindo todos invisivelmente naquela cumplicidade que apenas e compreendida por quem pelo D.Dinis passou.
Após o almoço, assitimos ao tango argentino, através de um casal amigo dos professores que abriram uma escola de tango e tivémos oportunidade de aprender alguns passos. Muito giro!


"Fisicamente habitamos um espaço, mas sentimentalmente somos habitados por uma memória."
-José Saramgo-

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada pela nota da foto tirada por mim... ahahaha... afinal nem sou assim tão má a tirar fotos! :)
Nessa