sexta-feira, 25 de setembro de 2009

{a caminho da escola...}

Temos uma nova rotina diária cá em casa: levar e buscar o Sammy à escola, a pé. Pretendemos estendê-la tanto quanto possível, antes da chegada dos dias chuvosos. Sabe bem caminharmos os três; ora em silêncio, acordando devagar, ora em animada conversa ou cantoria. Cantamos, inventamos músicas, apanhamos flores, cumprimentamos o limpador de ruas ("o meu amigo", como lhe chama o Jojó), falamos das actividades esperadas para o presente dia, contamos o que fizémos, partilhamos os sonhos que tivémos durante a noite, pensamos juntos no lanche ou informamos simplesmente que não há nuvens no céu ou que o atacador está desapertado. Cruza-mo-nos com cães, gatos e galinhas, para completa alegria do Marcos. Somos brindados com o cheiro de figueiras, videiras e limoeiros dos quintais alheios e até já apanhámos suculentas romãs no nosso percurso. É um caminho que guarda em segredo a expectativa de um dia ou, à tarde, traz consigo um menino com pensamentos a saltitar, desejando despejar tudo o que viveu e aprendeu, sob os atentos olhos e ouvidos de dois manos mais novos.
De vez em quando, enquanto caminhamos, penso em como estão a crescer rapidamente. Não tarda, os seus passos deixarão de ser pequeninos e a dificuldade que por vezes têm em acompanhar o meu andamento, depressa desaparecerá. Passos cada vez maiores serão dados, conquistando uma liberdade que se espera feliz, aprendendo e enfrentando novos desafios.
Ah... o tempo passa veloz... Deixem-me abraçá-los mais um pouco.

4 comentários:

Anónimo disse...

Momentos preciosos... E como tu os sabes apreciar!!! Beijinho e bom fim-de-semana. Dina

Arte da Luluzinha disse...

Que delícia de caminhada. Muitos beijinhos e momentos felizes a todos.

Lynn disse...

Just stopping in to enjoy your pictures and give you a hug.

Lynn :)

Rute Carla disse...

Thanks, Lynn. If only my english was better... Maybe you could learn some portuguese to understand what i write. What do you say?