terça-feira, 26 de maio de 2009

{my big boy}


Big?! Às vezes custa admitir que está mesmo a ficar grande e cada vez mais independente. O Sammy é o meu maior desafio, talvez por em algumas coisas ser o mais parecido comigo (esta parte fica só para mim). É um pequeno explorador. Gosta de brincar no meio da Natureza, coleccionar pedras, paus e tudo o que nela encontra. Gosta igualmente de brincar na terra, de cavar e construir coisas. É bem mais calmo e quieto que o Jojó, apesar de ser um menino bastante vivo e animado, ficando sempre excitado quando temos amigos ou família cá em casa. Gosta muito desses momentos e que passem tempo com ele, dando-lhe atenção. Penso que a sua Linguagem do Amor é mesmo essa, "Qualidade de Tempo" e também "Palavras de Afirmação", pois tende a ser um pouco negativista, por vezes. É nervoso (muitas vezes bem disfarçado) e calmo ao mesmo tempo. Faz as coisas lentamente como se o relógio estivesse parado, o que às vezes, confesso, é uma luta para mim. Mas ele é mesmo assim, gosta de fazer as coisas com tempo, preguiçosamente, num mundo só dele.

Adora desenhar! Não sei se tem algum jeito especial para, mas eu sou fã de tudo o que ele faz. Também gosta muito de andar de bicicleta, jogar basket, água, jogar à bola, construir (inventando com materiais vários), cavalos, explorar caminhos, playstation (por mais que me custe admiti-lo) e de estar no ABS (Acampamento Bíblico do Sôr). Se eu deixasse, comia sandes de atum com tomate e alface a todas as refeições. Passa a vida a comer fruta, cenoura crua e a beber copos de leite.

É bastante sociável e tem um sentido de humor muito peculiar, lembrando por vezes o do pai. É meigo e sensível, tentando disfarçar quando magoado com as palavras de outros. Tem um cuidado muito especial com os manos, pricipalmente com o Marcos, a quem, por enquanto desculpa tudo. É impaciente quando espera por algo ou alguém de quem gosta muito e em algumas situações é também envergonhado.

Vive uma pequena "luta" entre ser um menino grande e, ao mesmo tempo, um menino pequeno. Às vezes, até nós esquecemos que ainda é pequenino e lá vem um comentário ou pergunta para nos relembrar. Quer ser grande, mas há muitas coisas que ainda não entende nem alcança. Está a começar a desabrochar e tem uma grande sede de aprender e experimentar coisas novas. Não gosta de fazer aquilo que não lhe agrada.
É um prazer conversar com ele, especialmente à noite, na caminha, quando "aquelas perguntas" surgem. É bonito ver o quanto gosta dos amigos e de fazer presentes e surpresas para outros.
Posso finalizar dizendo que só por ter "aguentado" uma mamã de 1ª viagem um tanto nervosa, é um menino paciente. Alguns estarão a pensar... "Mas que meninos perfeitos!" Hehe! As partes em que precisam de ser moldados eu guardo para mim... e para eles.

(algumas das fotos foram tiradas pela madrinha)

3 comentários:

zarah disse...

lindão!
lembro-me tão bem quando me acordaste para dizer que ele estava aí, dentro de ti :)
e lembro-me tão bem das conversas anteriores à confirmação

Rute Carla disse...

:)
Parece que foi ontem, né?

Os cabaninhas disse...

Todos nós os que convivemos com este menino conhecemos muitas destas características que o definem e que tão bem a mãe retratou ou não fosse a Rute Aquela companheira...e para nós que o queremos conhecer sempre melhor, foi uma grande ajuda.