segunda-feira, 17 de setembro de 2012

novo começo

 
Este ano lectivo levou hoje o Marcos à escola pela primeira vez [jardim de infância], o Jojó ao 1º ano e o Sammy ao 3º ano. A casa ficou pela primeira vez vazia esta manhã.
O Marcos pensava que ía ficar na sala com os manos e agarrou a minha mão com bastante força quando percebeu que iria ficar sozinho. A dada altura controlou-se para não chorar. Deixei-o. Regressou com o nome de dois meninos, primeiro e último nome, como manda a tradição escolar. Contou também que tinha dois amigos, mas não sabia o nome deles. Ontem venceu o obstáculo da fruta, que por mais acrobacias que fizéssemos não comia. Comeu uma pêra antes de se deitar. Perguntou se podia voltar a comer ao pequeno-almoço. Fizémos uma festa e comemos os quatro fruta, sentados na cama do Samuel. Hoje, comeu meloa na escola e pediu para experimentar pêssego cá em casa. Repetiu. Fez-se o clic! Os manos festejaram quase cada dentada.
O Jojo regressou a contar o que tinha aprendido, com muita calma, naquele seu jeitinho tão especial. Interior, exterior, "hello" é o mesmo que "olá", não interrompemos quando alguem está a falar e por aí fora...
O Sammy estava feliz por estar de volta a uma professora querida e aos colegas conhecidos. Apresentou-nos os colegas novos da turma. O entusiasmo estava-lhe estampado no rosto.
As aventuras foram contadas na mesa, ao jantar. Ouvidas com muita atenção e vividas no coração. 
A casa está tranquila. A amanhã é um novo dia...